Planejamento Natural Familiar

Aconteceu em Curitiba do dia 16 a 18 de Outubro [de 2009]. Foi o I Congresso Nacional de Planejamento Natural Familiar, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral da Vida e Família- CNBB, Comissão de Pastoral Familiar, Cenplafam – Centros e núcleos, Regional Sul II da CNBB, Centro de Planejamento Natural da Família/Escola de Família- Cenplafam Curitiba. Estavam presentes o arcebisbo de Curitiba Dom Moacyr J Vitti, outros bispos e religiosos, além de profissionais da área da saúde, agentes de Pastoral, e promotores do Método de Planejamento Natural, aceito pela Igreja Católica, pois utiliza-se somente do conhecimento do funcionamento do ciclo ovulatório da mulher para conhecer os períodos de maior ou pouquíssima probabilidade de engravidar. Foi salientado que este Método não é “contraceptivo”, mas sim um recurso que a própria natureza oferece para que casais possam fazem um planejamento responsável da chegada dos filhos. Filhos que são considerados uma benção de Deus, uma riqueza para as famílias, ainda que com certeza exijam uma participação ativa do esposo e da esposa para conjuntamente desenvolverem a paternidade e maternidade responsável. Foi salientado a responsabilidade de sermos colaboradores na continuidade da obra do Criador. O Planejamento Natural está cada vez mais se difundindo em todo o Brasil por estes núcleos, que podem ser encontrados utilizando-se a referência CENPLAFAM. Ficou claro que é preciso retirar da mídia esta idéia de que a Igreja é “contra tudo” que diga respeito a controle da natalidade. Pelo contrário, o que somos a favor é que exista uma liberdade para o casal escolher livremente um método, que deve ser melhor conhecido, pois não implica no uso de medicamentos ou instrumentos, (boa parte deles abortivos),e que tem, quando usado adequadamente, o mesmo sucesso de outros métodos conhecidos (que nunca são 100%) Ao mesmo tempo promove o respeito, a união e o crescimento do amor entre os esposos. Um caminho oferecido pela própria natureza, em harmonia com o desejo de seu Criador.

***************************

Update: Para quem se interessar, vocês podem baixar o discurso de abertura do congresso aqui. Ou acessar o site da CENPLAFAM Curitiba aqui.

[Republicado de 20/10/2009]

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s