Tempo é dinheiro

Olá

Li recentemente uma pesquisa da Isma-Brasil, instituição internacional que estuda qualidade de vida, que em 2009 ouviu mil executivos e constatou que 62% deles estão insatisfeitos com a quantidade de horas que dedicam ao trabalho — e sofrem por isso – em um estudo conduzido por Daniela Degani e Felipe Ferrazoli, pesquisadores da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo.

Uma outra pesquisa, esta feita com 55 gestores, mostra que 60% deles gostariam de trabalhar numa companhia na qual pudessem ter horários mais flexíveis e menos sobrecarga. Esses profissionais estão, inclusive, dispostos a renunciar a até 15% de suas remunerações para dispor, em troca, de mais nove horas livres na semana !!

A reportagem conclui com a seguinte frase: “No mundo real, 45% desse mesmo grupo trabalha entre dez e 12 horas por dia e 9% ficam mais de 13 horas dentro do escritório. Pior, na prática, eles fazem pouco para reverter a situação.”

Refleti algumas coisas sobre esta pesquisa, gostaria de compartilha-las com vocês:

  • Realmente tempo é dinheiro. Um jovem profissional investe muito dinheiro em capacitação para chegar a um cargo executivo em sua carreira. Quando finalmente chega lá, decide que vale a pena abrir mão de 15% do retorno financeiro daquele almejado cargo que ele tem em troca do tempo livre de inicio de carreira… Sem dúvida nenhuma tempo vale muito dinheiro.
  • Não é a profissão que lhe dará satisfação pessoal mas o equilíbrio entre todos os pontos de sua vida. Quem dedicar-se mais ao trabalho, infelizmente recolherá os mesmos frutos dos executivos desta pesquisa.
  • Infelizmente dinheiro ainda fala mais alto que os outros valores para a maioria dos pesquisados. Se todos querem sair mas na prática ninguém sai, ou é porque eles tem a necessidade do cargo que alcançaram ou porque a renda familia já esta toda comprometida com os gastos acumulados durante a escalada profissional.

De algum modo também, esta pesquisa lembrou-me da passagem do Evang de Marcos 10, 17-22.

Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?”18.Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom.19.Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe.”20.Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade.”21.Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.22.Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.

Encerro hoje com a reflexão do cartunista Dave Coverly sobre a matemática tempo – dinheiro

Boa semana a todos !!

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Tempo é dinheiro

  1. Juninho disse:

    Muito legal este post Marco, nos faz refletir até que ponto vale a pena a busca cada vez maior por mais dinheiro em detrimento de verdadeiros valores como o tempo com a familia !
    Abraços

  2. Pingback: Tempo é saúde | Casa de Familia

  3. Editorial disse:

    Reblogged this on Casa de Familiae comentado:

    republicado de 11/04/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s