São José

Meus caros

No último sábado comemoramos o dia de São José. Como em meio ao tema da Quaresma, nada falamos sobre ele na semana passada, não poderíamos deixar passar no blog da família a data de seu pai. São José tem duas datas no calendário litúrgico. O dia 19 de Março e o dia 1º de Maio em que se comemora São José Operário.

Humanamente falando, São José se coloca como figura impar da Igreja. Um homem que nada deixou pela sua boca, mas que pela narrativa de suas ações tornou-se pessoa central na tradição e história da Igreja Católica. Interessante observar que num mundo onde cada vez mais as pessoas se esforçam por aparecer e falar, São José é divulgado pelo seu silêncio e pelo modo quase oculto que surge nas passagens do Evangelho.

Ninguém escolhe seu pai, porém Deus o podia e o fez na pessoa de São José. Esta determinação poderia parecer um honra acompanhada de facilidades por ser o pai do Senhor, ainda que adotivo. No entanto, a exemplo de Maria, José não vai desfrutar de nenhuma facilidade. Tem uma vida preenchida de sacrifícios que testemunham que seguir a Cristo é abraçar a sua cruz. Melhor dizendo é amar a sua cruz.

Não é difícil recordar as poucas, mas significativas passagens de São José. Um homem desposado de uma virgem que de repente sabe estar grávida numa época de apedrejamento. Coube ao anjo esclarecê-lo em sonhos para acolhê-la. Ser chamado para ser pai do Messias e vê-Lo nascer dentro de uma estrebaria, apesar de todo empenho, como chefe de família que ama,  que teria feito para a construção de um confortável berço. Fugir para um país distante quando a esposa acaba de dar à luz, sem levar nada consigo. Quando estva se estabelecendo em terrras novas retorna para a cidade de origem, mas precisa fugir do tirano que govenava a cidade.

José não foi participante da vida pública de Jesus, como se acredita. Não presenciou os milagres, mas manteve com dedicação o trabalho duro de um paio de família  amoroso. Sabe do seu lugar. Apenas observa o diálogo da Mãe e do Filho quando este é perdido e encontrado no templo, sem interferir, apesar de ser o patriarca. Entende o seu papel de guardião, sem intrometer-se.

Do seu silêncio  nasce um nome que é o mais falado no mundo inteiro. Da sua mansidão nasce a inspiração da coragem para muitos. Da sua castidade faz nascer por devoção uma infinidade de filhos para Deus. Da sua obediência surgem muitas iniciativas audazes para evangelizar o mundo…

Não pode um chefe de família, um pai, deixar de admirar José. Mas do que isto, buscar o seu exemplo, participar do seu caminho, perseverar nos seus passos.

Nesta semana em que continuamos a caminhar pela Quaresma, ver em São José esta fonte de inspiração de virtudes, de quem soube participar da cruz de Cristo, com alegria serena, sem reclamar, sem fugir, sem mesmo compreendê-la na sua plenitude, mas que soube sustentar pela Fé, a Esperança de estar cumprindo a vontade do Pai com Amor.

São José, nosso pai e senhor, intercedei por nós!

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

2 respostas para São José

  1. lutfe disse:

    Valdir, mais uma vez um post muito bem escrito, com verdadeiros ensinamentos cristãos. Abraços, Fique com Deus, Lutfe

  2. Pingback: Santuários Marianos via Internet | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s