Pais como José

No dia 19 de março celebramos a Solenidade de São José, o homem escolhido por Deus para ser o pai de Jesus nesta terra. Temos muito a aprender com o exemplo desse pai, acima de tudo com sua justiça. Ele era conhecido como José, o justo, e assim aparece identificado nas Sagradas Escrituras e em várias estampas de iconografia da Sagrada Família de Nazaré.

José era um homem trabalhador; exercia com justiça seu ofício de carpinteiro, constituindo-se assim no provedor da família. Tudo o que o menino Jesus necessitou para seu perfeito crescimento enquanto ser humano foi provido pelas mãos de José. Quando o povo de Nazaré reconheceu Jesus como “o filho do carpinteiro”, podemos concluir que José desenvolvia seu trabalho com muita dedicação e empenho, pois era conhecido de todos no povoado.

Coube também a ele a formação religiosa do menino. Entre os judeus, era missão do pai educar os filhos, especialmente os filhos homens e mais ainda o primogênito. Foi José quem ensinou Jesus a rezar, a conhecer a Lei do Senhor Deus, a abrir os rolos das Sagradas Escrituras e assim a amar o único Deus verdadeiro, acima de todas as coisas, com todo o coração, com todas as forças e com toda a alma. Muitos são os pais que atualmente sequer acompanham a catequese de primeira Eucaristia dos filhos. Fica tudo por conta das escolas.

Todos os cuidados que a família precisou, José soube proporcionar. Desde sua gestação no ventre de Maria, seu nascimento, crescimento, bem como quando teve que conduzi-los ao Egito para escapar da perseguição do rei Herodes. José foi um pai presente na vida do menino Jesus e certamente o acompanhou nas várias etapas de sua vida, até atingir a maturidade de homem, ainda que não narrado assim pelas Escrituras (fase oculta da vida de Jesus). Hoje em dia, numerosos são os filhos que crescem na ausência quase completa de seus pais, em função do ritmo da vida moderna que exige doação cada vez maior do homem ao mundo do trabalho.

Outro aspecto importante a aprender com José é sua castidade. A Igreja o chama de castíssimo José, tendo em vista seu sim ao plano de Deus em acolher Maria como sua esposa, quando esta foi fecundada pelo Espírito Santo. Quando se fala em castidade, a primeira idéia que nos vem à mente, é que esta virtude está reservada aos consagrados celibatários. Entretanto, o Catecismo da Igreja Católica é bem claro ao nos revelar que a virtude da castidade é dada a todos os batizados, a fim de que possam imitar a pureza de Cristo, cada qual em seu estado de vida, ou seja, mesmo os vocacionados ao matrimônio, devem viver esta virtude enquanto casados. Numa sociedade em que se valoriza ao extremo o culto ao corpo humano e onde os valores da moral parecem estar reservados ao século passado, pode parecer beato demais falar em castidade. Mas somos chamados a este desafio, a começar por nós mesmos e também na educação de nossos filhos.

Finalizo esta reflexão a respeito de São José, conferindo-lhe alguns títulos que lhe são devidamente aplicados pela Igreja nas orações da Novena a São José:

São José, pai nutrício de Jesus,

São José, castíssimo esposo da Mãe de Deus,

São José, chefe da Sagrada Família,

São José, exemplo de fidelidade,

São José, espelho de paciência,

São José, modelo dos operários,

São José, protetor da santa Igreja,

São José, esperança dos enfermos,

São José, padroeiro dos moribundos,

Rogai por todos nós e de forma especial por todos os que exercem a sublime missão de serem pais.

Abraços e até a próxima semana.

Heraldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pais como José

  1. Familia Guarita disse:

    São José, rogai por nós!!!

    Parabéns pelo post, Heraldo!!! Já enviei aos meus amigos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s