Quaresma, tempo de alegria!

Meu caros

Hojé é terça feira de Carnaval, e preciso dar uma grande notícia a todos que nos acompanham. Ontem à noite nasceu Rafael, filho do Marco (diretor deste blog) e Mariana. A casadefamilia está em festa! Seja bem-vindo RAFAEL!

Para Igreja estamos na véspera da quarta-feira de Cinzas , dia que dá início a Quaresma. Este período é especial para todos os católicos. Neste tempo a Igreja dedica-se de modo particular a oração e a penitência em preparação para a grande festa da Páscoa, quando comemoraremos a Ressurreição do Senhor.

Mas o tempo de penitência, iniciado amanhã com a cerimônia das cinzas e de jejum não é um período de tristeza! Não há tristeza para o cristão que se sabe na esperança do Cristo ressuscitado! Pelo contrário, é viver este paradoxo que Paulo nos afirmava da alegria da cruz!

Tempo de penitência não pode ser tempo de angústia e amargura, mas de compartilhar esta redenção que o Senhor nos trouxe, com a nossa ínfima colaboração, mas que mediante todo nosso esforço e amor é o que podemos oferecer. E desta pequena fagulha que somos, Cristo incendeia o mundo nos enviando aos quatro cantos para evangelizar.

Portanto, o nosso jejum não é falta de algo, mas é abundância de Deus em nossas vidas, verdadeiro alimento para nossas almas. Alimento que se revela em oração perseverante por nós, pelos que adormeceram na esperança em Cristo, e por aqueles que estão afastados dEle ou não O conhecem.

A nossa penitência é purificação, que realizada em plenitude pelo sacrifício de Cristo, encontra em nós este desejo de querer revelar-se ao mundo como o próprio Cristo. Somos obedientes ao seu mandamento, e conscientes das nossas limitações. Mas foi Ele quem falou: “Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito”. E nos pediu a todos em cada um.

Com a Quaresma iniciamos a Campanha da Fraternidade. Este ano com o tema: “Fraternidade e a vida no Planeta”. Um tema atual que solicita a todo homem de boa vontade maior respeito pela criação. Não se deixar levar pelo consumismo materialista que avança sobre os recursos naturais de maneira violenta. Buscar a serenidade e a temperança na vida cristã, que valoriza toda a obra de criação de Deus. Saber viver hoje, procurando deixar um mundo melhor para amanhã.

Iniciemos este período de Quaresma repletos de alegria, fortalecidos pelo jejum do corpo que faz alimentar o espírito; cobertos na cabeça pelas cinzas, mas com o fogo evangelizador de Cristo no coração.  

Boa semana a todos

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Quaresma, tempo de alegria!

  1. lutfe disse:

    Valdir, li o seu post só agora, depois de postar a minha mensagem. Acho que se complementam. Um grande abraço, boa Quaresma, nos fortalecemos na Páscoa. Lutfe

  2. Sasuke disse:

    e Cara gostei, xD! mais eu copiei isso pra fazer meu trabalho de RELIGIÃO…
    HUSAHUASUHSAHU! Mais vlw! ae xD! D:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s