Você é insubstituível ?

Olá

Olhem o texto abaixo, enviado pela nossa amiga Alessandra:

Na sala de reunião de uma multinacional, o diretor nervoso, fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “ninguém é insubstituível”. A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

– Alguma pergunta?

– Tenho sim.

– E Beethoven?

– Como? – o encara o diretor confuso.

– O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

 (…)

 Essa é a velha tônica corporativa. Somos grandes talentos na hora da contratação. Buscam por nossos diferenciais, quanto mais certificações melhor, MBA e 2 ou 3 linguas são quase obrigatórias.

  Depois de entrarmos na roda coorporativa, viramos “mais um” no corpo empresarial. Um número que gera custos e precisa ser “espremido” ao máximo. E em qualquer erro nosso competido na empresa ou até um fantasma de recessão, somos ameaçados por uma frase como esta acima.

 Mas então qual é a definição ?

 Longe de mim fechar um assunto bem vasto mas na minha modesta opinião somos sim e não substituíveis. Explico:

 Primeiro temos que separar uma coisa que muitos (muitos mesmo – eu teria muitos exemplos para dizer aqui), confundem:  vida profissional e vida pessoal.

 Longe do clichê corporativo da final da frase acima, muitas pessoas acreditam que o que elas executam (trabalho) as definem (vida). NÃO, não é o seu trabalho que o define é você que define seu trabalho…

 Se um dia você deixar a empresa que trabalha, com certeza outra pessoa irá assumir as responsábilidades que você exercia por lá. Melhor ou pior, o serviço será feito. Agora nunca mais ele será feito do mesmo jeito que você fazia. Ai você será insubstituível.

No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo; acostume-se a isso, com muita paz de espírito”

 Do trabalho mais complexo ao mais simples, todos temos um grau de padronização e outro de abstração (espaço para usar seu talento). Porém outros podem (e deverão) nos suceder (afinal todos querem se aposentar não ?)

 Agora você é 1 pessoa. Um único ser criado por Deus para vir ao mundo e imprimir essa sua marca. Não só no seu trabalho mas em toda sua vida. Aqui você é insubstituível. Não importa o que qualquer outra pessoa diga.

 SE Beethoven não tivesse tido a oportunidade de compor para muitos como o fez, nem isso tiraria a genialidade dele. Ele teria composto para seus parentes e sido conhecido por eles por alguém muito especial. O mundo teria perdido mas não ele.

 Lute para ser insubtituível onde você realmente o é. Sua família.

 Deixo vocês com uma frase de João Paulo II, que no meu entender, resume muito bem esta questão:

A família é o lugar privilegiado e o santuário onde se desenvolve plenamente a grande aventura de cada pessoa humana irrepetivel

Boa Semana a todos !!


Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Você é insubstituível ?

  1. valdir reginato disse:

    Marco

    Realmente no fato de sermos irrepetíveis está o grande valor de cada ser humano. Não importante se seremos celebridades, cada um é uma “celebridade” na sua existência.

    Valdir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s