Você sabe dizer não ?

Olá

Tenho procurado escrever para vocês, reflexões que faço ao longo do meu dia-a-dia, usando fatos reais que aconteceram comigo ou que a história me foi contada. Assim espero, podemos ter um bate papo mais prático sobre nosso tema.

Pra não fugir a regra, hoje vou falar de um caso bem interessante que presenciei a alguns dias atrás. Uma mãe, discutia com o marido as divisões dos deveres entre eles. Parecia-me que a mãe estava com muito trabalho e não dando conta de tudo, estava passando o cuidado da filha(o) para o marido. Diante do questionamento dele sobre o fato que ela estava deixando a família um pouco de lado, ela respondeu: “Eu sou assim, tudo que faço gosto de fazer direito. Não gosto de fazer nada pela metade. Não vou comprar briga no trabalho a toa…”

Fiquei realmente intrigado com aquilo. Duas frases me assustaram… “gosto de fazer tudo direito” junto com “Não vou comprar briga no trabalho a toa…”

Parafraseando Regina Duarte, eu “tenho medo” quando vejo pessoas tão impecáveis nos seus compromissos no trabalho e nem tanto nos compromissos com a familia. Se dizer não em casa já é habito a bastante tempo, está na hora de aprender a dizer não também no trabalho… Afinal, como ja dissemos antes, temos que ter metas também em casa.

E você, já se imaginou dizendo não ao seu trabalho ? …

Se uma sexta, final do dia, seu superior direto lhe chama dizendo q todos estão montando uma “força tarefa” para terminar determinado relatório ou documentação durante o fim de semana, você conseguiria dizer que tem um passeio marcado com sua filha(o) a mais de um mês e que ele(a) esta esperando anciosamente por isso ? Por isso você não poderia ir ?

Você conseguiria, durante um dia de uma longa reunião, ser o primeiro a sair as 18hs (onde todos ainda ficarão, pelo menos, parte da noite) pois hoje é aniversário de sua esposa (marido) e vocês tem um jantar marcado ?

Alguém pode nos dizer “legal mas é no trabalho que eu busco o sustento de minha familia e meu sucesso profissional, desse modo vou manchar minha imagem na empresa”. É… não dá pra dizer que você não será visto com um “olhar torto” no trabalho, isso é verdade. Mas ainda, graças a Deus, não vi ninguem ser demitido por esta causa.

boa semana a todos…

[clássico republicado de 26/04/2010]

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Você sabe dizer não ?

  1. Vagner disse:

    Marco, como disse o filósofo: “Aquele que nunca diz não, também não aceita o não de outrem.” Em outras palavras, o indivíduo que no trabalho coloca sua opinião, que diz NÃO para o que desafia sua integridade ou valores, é rejeitado por todos aqueles que queriam dizer ou fazer o mesmo, mas não conseguem vencer a rejeição. A maturidade traz o equilibrio. O equilibrio traz a clareza que nos permite fazer um juizo de valores correto e adequado para cada situação.

  2. Ana e Jorge disse:

    Boa noite Marcos, Mari e Carol …
    Cabe um comentário sobre o Evangelho de domingo (13 fev), onde muito bem conduzido pelo Espírito Santo, o Pe. Osvaldo que está de volta em Jaú, nos levava a refletir sobre como podermos ser mais felizes se soubermos ser verdadeiros, “sempre usando SIM quando for SIM, e NÃO quando for NÃO.”
    No final do ano passado, eu disse não para alguns compromissos – passamos a ficar mais tempo com nossos filhos – e ninguém morreu por isso, ao contrário: as pessoas com quem sempre nos preocupamos buscaram novas alternativas e nós ganhamos muito …
    Deus sempre nos dê clareza para fugirmos do ativismo e buscarmos com sabedoria fazer a vontade do Pai.

  3. Marco disse:

    Ola Ana/Jorge e Vagner

    Bom ver vocês aqui, obrigado pela audiência !!

    Conheço várias pessoas que, por estarem inseridas no universo capitalista, mal conseguem ver a beleza do mundo a volta deles. Depois de um passo como esse (um não) percebem o quão importante é ter a família por perto…

    Até mais !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s