Atentos à Lei do Senhor

Celebramos hoje (02/02) na Liturgia da Igreja a Festa da Apresentação do Senhor (Lc 2, 22-40). Passados quarenta dias do nascimento de Jesus, José e Maria vão ao templo para apresentarem e consagrarem o menino a Deus, conforme estava previsto na Lei de Moisés: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor” (Ex 13,2). O contexto principal deste trecho do Evangelho está no encontro de Simeão com Jesus, proclamando-O como luz para iluminar as nações e glória do povo de Israel. Entretanto, vamos nos deter na atitude do casal de Nazaré que tinha uma vida centrada na observância da Lei do Senhor e faziam de tudo para vivê-la da melhor maneira possível.

Seguindo o exemplo de José e de Maria, os casais cristãos são chamados a viver uma vida centrada na observância da Palavra de Deus, empenhando-se igualmente por educar os filhos na Lei de Cristo e da Igreja, conforme assumiram no dia da celebração do Sacramento do Matrimônio.

Vivemos numa sociedade cada vez mais hostil aos valores da fé cristã e de tudo o mais que tenha uma dimensão de sagrado. Banaliza-se tudo, não se tem mais pudor, vêem-se programas de televisão cada vez mais apelativos para uma vida sem escrúpulos na sexualidade, de forma que nossos filhos vão crescendo em meio a toda essa crise de valores, principalmente na convivência com os colegas de escola. É preciso que estejamos atentos e nos empenhemos para incutir-lhes as sementes da verdade contidas nas Sagradas Escrituras, zelando por sua formação e consagrando-os a Deus diariamente, em momentos de oração, bem como freqüentando “o templo” através de uma determinada comunidade local, onde se participe da vida sacramental, pelo menos aos domingos.

Não podemos nos acomodar diante de tantas trevas e não insistirmos na educação de nossos filhos na luz do Senhor. Que o Espírito Santo nos conduza nessa missão e nos encha de sabedoria e criatividade para transmitirmos os valores cristãos de uma maneira envolvente e ao mesmo tempo profunda aos nossos filhos.

Que a Sagrada Família de Nazaré interceda por nós neste dia da Festa da Apresentação do Senhor e nos inspire para nunca desanimarmos na missão de consagrarmos nossos filhos a Deus.

 

Abraços e até a próxima semana.

 

Heraldo

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Atentos à Lei do Senhor

  1. vreginato disse:

    Heraldo

    Neste zêlo apostólico pelos filhos não há qualquer implicação em cortar a educação da liberdade, como dizem alguns. A educação da liberdade não significa deixar os filhos expostos a tudo, sem critérios, ou orientações. Se não fazemos isso com as coisas materiais, físicas, não poderemos também fazê-lo com as do espírito. Oferecer no processo de educação a fé da qual compartilhamos para os nossos filhos é o mesmo que oferecer o que entendemos ser o melhor para a sua alimentação e vestuário e cultura.
    Que nos esforcemos por este zêlo apostólico familiar, que deverá influenciar toda a sociedade a partir de um lar cristão evangelizador.

    Valdir

  2. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Heraldo, tenho um filho, pequeno ainda, e tento passar a ele já alguns valores cristãos, como amizade, divisão e sempre, quando possível, o levo a igreja e ele já imita alguma de nossas ações, como se ajoelhar ao entrar a Igreja. Suas palavras sempre nos dão a possibilidade de melhorar nas atitudes que temos com os nossos filhos. Abraços, Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s