Acertos e Erros

Prezados Amigos,

Somos seres indubitavelmente falíveis!!!

Uma tarefa que exige muita de nossa atenção e fé é estar em sintonia com a vontade de Deus, posto que na maioria das vezes, o que pensamos ser certo para nós, nem sempre está relacionado àquilo que Deus quer para nós.

O nosso entendimento deve estar a todo tempo voltado a Jesus e a Nossa Senhora como intercessora, devemos transformar a nossa vida em uma intensa oração, mesmo com os ruídos e o barulho que  mundo nos coloca. Lembremos também que o diabo (sim, ele existe) estará nos tentando e nos seduzindo para cairmos em suas armadilhas.

Mas indubitavelmente erraremos e é claro não atenderemos àquela vontade que Deus tem para gente e aí perdemos a paz.

Para minimizar os erros devemos crescer na oração e nas virtudes, sendo que as duas estão diretamente relacionadas entre si.

Sem perder a esperança continuemos nessa intensa e árdua caminhada da vida, com a ajuda de Deus, para termos paz, praticarmos a caridade, sermos luz, independentemente das tribulações…

Orem uns pelos outros, por favor, para nunca perdemos a fé e a esperança em Cristo e Nossa Senhora.

Abraços a todos, Fiquem com Deus,

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

17 respostas para Acertos e Erros

  1. Luiz Coelho disse:

    Sempre achei muito divertida a idéia da existência do “diabo”…..algo ou alguém totalmente devotado ao fracasso e as desgraças alheias….alguém que está SEMPRE prejudicando e criando obstáculos para o nosso desenvolvimento…….mas já pensaram “nele” ( se é que existe – eu pessoalmente não acredito ) como um “auxiliador” do nosso desenvolvimento ? Será que Deus consentiria em algo totalmente ruim ? Duvido !

    Quem já não passou por dificuldades, problemas e enfrentou todo tipo de adversidade para conseguir ou superar suas limitações e seguir em frente ? Pensem em tudo o que já passaram para chegarem aonde estão….foi difícil ?…mas qual foi o resultado final ?

    O único obstáculo para a águia poder voar com mais rapidez e desenvoltura é o ar. Entretanto, se o ar fosse retirado, e a orgulhosa ave tivesse que voar no vácuo, cairia instantaneamente no solo, impossibilitada de voar. O mesmo elemento que oferece resistência ao vôo é simultaneamente a condição de vôo.

    O principal obstáculo que um barco a motor tem que enfrentar é a água contra a hélice. Entretanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar.

    A mesma lei que sustenta que os obstáculos sejam condições para o sucesso se aplica à vida humana. A vida livre de todos os obstáculos e dificuldades reduziria a zero todas as possibilidades e fontes de energia. Elimine os problemas e a vida perde a oportunidade de ser melhorada.

    Em cada obstáculo surge uma oportunidade para melhorarmos. As orações são muitas vezes envolvidas em pedidos de “melhorias”, “crescimentos”, etc…..mas talvez para obtermos o que pedimos tenhamos de passar por muitos obstáculos…ou seja, o caminho para o nosso desenvolvimento passar pelas dificuldades !!!

    “Um certo grau de oposição é importante para um homem.
    As pipas sobem contra e não com o vento.”
    John Neal

    Abraço

  2. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Luiz, muito legal seu comentário. É verdade as tribulações e o sofrimento nos fazem crescer. Analogicamente, acho que o ar que você descreve é o mundo (é esse mundão todo que Deus nos deu e que, na maioria das vezes, é a correnteza do mar que vamos nadando contra. Por exemplo, quando vejo TV (quando dá tempo) interesso-me em ver os valores que estão sendo pregados pela mídia, principalmente, a questão da sexualidade e da riqueza, sucesso e egoísmo (a necessidade de se dar bem) atrelado a essência da felicidade. Bom, vamos lá, esse é um exemplo do mundo, que do jeito que está, percebe-se que a mão de Deus não está atrelada a isto que nos é vendido pela TV, considerando é claro o que nos é pregado pela Igreja e pela Bíblia. Naquela televisão quem reina não é Deus. Sinceramente, tenho certeza que o diabo existe e como os filósofos, místicos e religiosos dizem a grande arma do diabo é fazer acreditar que ele não existe. Não lutamos contra algo que não acreditamos, concorda? Penso que o diabo, como foi me descrito em um recolhimento que fui, fica na espreita nos tentando e nos seduzindo com as coisas do mundo e se bobearmos, bum!!!, caímos no pecado, perdemos a essência e nos rompemos com a graça e o amor de Deus (como diz Santa Tereza – a nossa alma fica suja igual a óleo preto) e de tudo aquilo que Ele prega. Ocorreu-me algo interessante agora, escrevendo sobre isso, diabo age ou não dentro de nós? Na missa no ato de contrição, dizemos que pecamos por nossa culpa, nossa inteira culpa, ou seja, caímos na armadilha guiados pelos nossos instintos e por uma razão falha de valores e virtudes. Cara, verdadeiramente a vida é algo interessante e com diz a música, necessita cuidado. Abraços, Fique com Deus, lembrando que o seu comentário foi, mais uma vez, verdadeiramente interessante e instigante. Lutfe

  3. Luiz Coelho disse:

    Lutfe…obrigado pelo elogio…..mas acredito que você está perdendo mais tempo observando os espinhos das rosas do que apreciando o seu perfume !

    A paranóia de se personificar é comum para o homem….dar nomes, descrever imagens, antropomorfizar coisas é algo tão antigo e que deve ser repensado, pois já estamos no século XXI !

    Como seres humanos limitados, jamais podemos compreender inteiramente um Deus infinito (Romanos 11:33-36). Às vezes pensamos que compreendemos por que Deus faz determinada coisa, e mais tarde descobrimos que era para um propósito diferente daquele que havíamos pensado. Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna. Nós vemos as coisas sob uma perspectiva terrena.

    Infelizmente, por natureza, preferimos a nossa própria concepção de Deus àquela do Deus verdadeiro. Como podemos compreender o amor, a misericórdia, a graça, a justiça, o poder, a soberania, sem que houvesse meios para que esses atributos fossem manifestados ? ( Como saber o que é frio, sem saber o que é quente… e assim por diante )

    Como bem disse Heráclito – Nós vemos os opostos (bem e mal) ….enquanto que Deus vê harmonia.

    Tenho a plena certeza de que não existem “forças externas” conspirando contra o nosso crescimento; isso apenas serve para minimizar ou retirar a responsabilidade das nossas próprias faltas…..Nós mesmos somos responsáveis pelos nossos fracassos e sucessos…

    Conhece os conceitos da Física Quântica ?…Da Teoria dos Fractais ou do conceito mais popular da “lei da atração” ? aplicados as nossas vidas ?……Senão conhece terei um grande prazer ( quando tivermos tempo e no momento oportuno ) em lhe passar o que já li a respeito….Mas já posso lhe garantir que você pode ficar tranqüilo, que não tem nenhum “diabinho” empoleirado no seu ombro, cochichando pra você fazer “coisas ruins” ..-rs-

    Abraço

  4. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Luiz, a nossa conversa vai ser bem boa (desse ano não passa, hehehehe), cara, independentemente de não conhecer, ainda, física quântica e fractais, acredito na existência do mal, o mal que não é a ausência de bem, mas aquele mal que luta contra a vontade de Deus… lembra do Pai Nosso, mas livrai-nos do mal, Amém.. Por sinal, vou dar uma estudada no Catecismo para entender um pouco mais sobre isso. Um grande abraço, até mais, do amigo de internet, Lutfe

  5. Rogerio disse:

    e ai pessoal, voltei !

    Luiz, permita-me fazer um comentário. Também não acho q vai ter um “diabinho” no ombro do Lutfe pois isso só acontecia com o pica-pau e com o Tom (do Tom&Jerry) mas acredito sim na existência do mal (personificado ou não).

    Penso no que leva um pai de família, ou um jovem estudante de universidades conceituadas no mundo todo a sairem matando pessoas indiscriminadamente, simplesmente pelo fato de matar… O que levou aquele estudante de medicina a atirar em pessoas inocentes em um cinema aqui em São Paulo ? Loucura ? Stress ? Desajuste mental ? Até hoje a medicina assume que não sabe quase nada sobre o cérebro humano como ela (ciência) pode dizer que foi loucura ? (o estudante de medicina conseguiu concluir o curso depois do episódio, mesmo sendo louco ?).
    A possessão do mal existe sim, até que provem o contrário – e o que não o farão. Somos seres carnais mas também espirituais. Anular o fator espiritual de nossa vida é o mesmo que anular o ar para o caso dos passáros.

    fui

  6. Rogerio disse:

    estava esquecendo…

    O fato é que não é você que é puxado pelo mal. Ai está o detalhe…. Você busca o mal e ai esta toda a diferença do exemplo do “diabinho no ombro”

  7. Luiz Coelho disse:

    Bom…visto por esse ângulo….”…até que provem o contrário.”….o mal existe tanto quanto o lobisomem, o curupira, a mula-sem-cabeça, o pé grande, os vampiros e é claro o cidadão vermelho como tomate ( por não ter passado protetor ) e com chifres e pés de bode, que vive debaixo da crosta terreste !

    A vontade do homem em achar um “bode espiatório” ou um “cordeiro imolado”, para colocar a culpa pelas suas faltas ou seus insuccesos beira o inicio dos tempos…….[ se quiser mitologia bíblica ….o próprio ADÃO ( culpa EVA que o enganou )…e EVA ( culpa a cobra que a enganou ) ].

    O medo, a vergonha, e a fraqueza que o Ser humano tem de assumir ou seus erros é tão grande, que se ele não pode culpar alguém real…..cria avatares para levar a culpa por ele !!!! ou pior, quando os adultos os criam para intimidar as crianças para que não façam determinada coisa e se comportem….

    Como você mesmo disse “…Até hoje a medicina assume que não sabe quase nada sobre o cérebro humano …” mas não é por que, por enquanto, não se tem uma definição do funcionamento do cérebro que devemos eliminar o único e vedadeiro MAU possivel de existir……..o MAU funcionamento do cérebro e da psique humana !

    Concordo que somos seres espirituais em corpos carnais…..e então pergunto a você ( Rogério ) e aos demais leitores…..me definam o que são espíritos ( ou alma ) ( boas ou más ) ?? Até as más são criadas por Deus ? “nascem” ou se tornam más ?……. Então concluirei o meu raciocíneo.

    Abraço

  8. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Pessoal, pera aí, mas Jesus não foi tentado no deserto pelo demônio!?!?!?

  9. Rogerio disse:

    Entendo seu ponto de vista mas entenda que o “formato” do demonio foi feito pela própria população ou você achou algum versículo da bíblia ou do catecismo da Igreja descrevendo o “cidadão” – Alto, vermelho, chifres, capa vermelha, etc….

    Na sua lista de “contos” podemos citar também: Buracos Negros, p-branas – que nunca foram provadas, as 7 dimensões do Steve Hawking, energia escura – teoria de energia que complementa o vácuo, o tão famoso e aclamado BIG BANG. A máquina que a grande ciência criou na Suíça já quebrou 2x e não fez nada….

    Discordo CATEGORICAMENTE da sua afirmação que “(não) devemos eliminar o único e vedadeiro MAU possivel de existir (o mau funcionamento do cérebro)”. Besteira. Dentro da sua teoria, amplamente descrita aqui, tudo deve ser revisto. Você mesmo disse isso vários posts lá atrás…. Alias, se como você mesmo concorda que somos seres carnais e espirituais. Quem confirmou pra você que a porta de entrada do mundo espiritual em nosso corpo material, não venha a ser o cérebro ? E talvez por isso sua descoberta seja tão complexa e possa ser que a medicina NUNCA tenha uma resposta definitiva a respeito ?
    E antes que você tire uma onda da frase acima – pare para pensar que até um tempo atrás a ciência dizia que o pensamento humano vinha do coração – dai a expressão: “eu sei de cor” coeur = coração (em francês)

    fui

  10. Rogerio disse:

    Alias,

    O que temos de palpável sobre o big bang ? Teorias e teorias de fisicos ? Quem realmente conferiu que o universo esta se expandindo ? Quem me garante que ele já não esteja “encolhendo” ou até ele é estático – derrubando a teoria do Big Bang…

    Meu colega Luiz, a ciência tem mais problemas pra resolver do que a fé. Talvez porque os homens de fé já descobriram o que a ciência ainda leve alguns séculos. Nem tudo será respondido, temos que ter fé.

    fui

  11. Luiz Coelho disse:

    Agora, eu é que não entendi !!…Não me lembro de ter afirmado da veracidade de nenhum dos seus exemplos….por mim eles também podem entrar na lista dos “..até que provem o contrario…” !!

    Do jeito que foi comentado, parece que o “mau” força as pessoas a fazer algo que não querem….mas que fim levou o livre-arbítrio ?…..Se alguém faz algo ( certo ou errado ) ela é TOTALMENTE responsável por suas palavras, atos e omissões !! E não deve procupar desculpas ( ou culpados ), mas assumir e reconhecer, em si, o erro e aprender com eles !!!

    Em outro comentário você disse “..Você busca o mal…”….então Jesus “buscou” o mau para ser tentado pelo demonio, me explique isso ?….acrescente essa pergunta as três últimas que fiz e apenas as responda, simples o objetivamente. por favor, gostaria de saber o que pensa a respeito….( isso se aplica a todos os demais leitores )

    Em tempo…interessante o seu cometário sobre a cabeça e o coração….eu havia aprendido esse correlato pela expressão : “by my heart” .

    Abraço.

  12. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Luiz, impossível responder as suas perguntas, mas vai uma tentativa:

    me definam o que são espíritos ( ou alma ) ( boas ou más ) ??

    Alma mora no nosso coração. Eh, o lugar da alma é o coração (não sei explicar isto, mas sinto isto). A alma e o corpo se consubstaciam e formam o indíviduo. Alma é o sopro de Deus em nós. É o elemento que nutrido da forma certa alcança Deus… Não existem almas boas ou más, mas somente almas e o livre arbítrio, mal utilizado nos leva a morte, que é o pecado, sendo que o diabo tentará armar para nós…

    Até as más são criadas por Deus ?

    Não existem almas más…

    “nascem” ou se tornam más ?

    Nenhuma alma é má no seu infinito, o arrependimento é suficiente para ela retornar a ser boa e obter o paraíso, como Dimas o bandido, que ao 2º tempo arrependido… (Racionais)

  13. Rogerio disse:

    Luiz

    Eu disse aquilo por que imagino que você acredita em alguma coisa. Pelos seus comentários, conclui que você somente acredita no que se pode provar e quem tem essa teoria é a ciência. Não acredito quando você diz que acredita em Cristo.
    O mau não força mas sugere. Quantas vezes você também não deve ter sido tentado a fazer uma coisa que seria boa pra você mas prejudicaria alguém mas, pelos seus valores ou até “sem motivo aparente” você não o fez…. Isso seria a relação entre livre-arbítrio e a tentação. O próprio nome já diz: Tentação vem de tentar… uma tentativa não uma certeza…
    O buscar o mau que eu disse é isso. E deixar-se sucumbir pelo mau. Não o fato das pessoas apoiarem seus problemas neste “mau personalizado”. Isso é feito por pessoas que “imaginam saber” sobre o assunto. Quem sabe sobre o mau, entende que ele pode secar a alma e torna-lo algo que você não é.
    Definir é uma coisa complicada de fazer, principalmente aqui. Existem livros e livros sobre o assunto (a alma humana). Mas a bíblia deixa claro que os demônios são anjos caídos, ou seja, foram criados e depois se tornaram maus. Ai você pode me dizer: “porque ?” eu responderia: livre-arbítrio

  14. Luiz Coelho disse:

    Obrigado pela sua resposta e sinceridade Lutfe.

    Alguns pontos ..
    1- Voltamos as indiretas e ataques pessoais…. ( Você acha que sabe o que vai na minha cabeça e no meu coração para dizer que eu não acredito em Jesus ? )….Com certeza não acredito da forma como você acredita e isso não é melhor ou pior, apenas diferente, mas pode ter certeza que acredito !

    2- Acredito também que o blog seja para a troca de conhecimento entre os leitores; se todos pensassem da mesma forma, ninguém acrescentaria nada a ninguém ! Minhas “idéias”, servem apenas para quem quiser saber que há outras formas de acreditar na espiritualidade, que não apenas o padrão convencial. Não pretendo ofender, e principalmente ser ofendido por pensar diferente….pois se não fosse pelos “hereges” queimados no passado… até hoje a Terra seria chata com o Sol girando em torno dela, e muitas outras barbárias…

    3- Será que algum pai, podendo evitar que seu filho entre em contato com algo nocivo tanto a sua saúde física e moral, não o faria de todas as formas ?……Se Deus é nosso pai celestial, não é no mínimo estranho que Ele esteja deixando, um “mau” prejudicar seus filhos podendo evitar ? ou será que Deus não pode impedir os “demônios” de prejudicar seus filhos? Será esse o único jeito de “educar” ?

    4- “… Quem sabe sobre o mau, entende que ele pode secar a alma e torna-lo algo que você não é….” Me lembra exatamente os contos dos irmãos Grimm….para que as pessoas sintam-se intimidadas e com medo, pois são fracas e indefesas contra tais “malfeitores”….e consequentemente precisam buscar ajuda e “salvação” nas mais diversas religiões.

    Como disse em outro post…
    Custa caro ser diferente, especialmente quando a muitos estão satisfeitos em misturar-se e permanecer como maioria. Não há ímãs na Terra mais poderosos do que a pressão exercida pelos medíocres. Embora todos nós tenhamos apenas uns poucos anos para viver neste pequeno planeta, são raras as pessoas que tomam a decisão de desprezar a “média” e lutar contra a atração forte dos ímãs medíocres.

    Talvez exista mesmo o “MAU”… Não permitir que outros possam alçar um vôo altaneiro e sublime! Muitos sentem-se incomodados destas pessoas serem diferentes e as atacam ( ai está o seu exemplo do atirador do cinema ). Pois dentro de cada situação vivida sempre existiram os “lobos em pele de cordeiro”, querendo que todos permaneçam no mesmo “status quo” determinado, tentando impedir as mudanças e as idéias inovadoras.

    Abraço

  15. Rogerio disse:

    Luiz

    Primeiramente, vamos definir o que é “ataque pessoal”.

    Li meu comentário novamente e não encontrei nada de ataque a você. Eu somente disse que eu acho – “acho”, não estou afirmando que você não acredita em Deus. Penso eu que posso ter a liberdade de dizer o que penso sobre o assunto. Como todos aqui no site dizem, temos liberdade de expressão, certo ?

    No seu comentário: “Mas já posso lhe garantir que você pode ficar tranqüilo, que não tem nenhum “diabinho” empoleirado no seu ombro, cochichando pra você fazer “coisas ruins” ..-rs-” . Segundo meu modo de ver, entendo que você foi indelicado com o Lutfe, até porque, como você mesmo diz, não temos certeza de nada. Como você poderia “garantir” ao Lutfe que não tem nenhum “diabinho empoleirado no seu ombro”… !!! Porém não vi o Lutfe sentindo-se atacado ou um pedido de desculpas seu posterior… Logo imagino que “ataque pessoal” seria quando começarmos a atacar as pessoas ou familias com palavras de baixo calão, ou acusando-os DIRETAMENTE sobre isso ou aquilo…

    Porém se você sentiu-se atacado com meu comentário, peço-lhe desculpas novamente. Tenho um jeito mais direto de falar as coisas e procurarei ser menos direto na próxima vez.

    Espero que possamos continuar nosso debate em outros posts !

    fui

  16. Rogerio disse:

    só explicando melhor meu terceiro parágrafo: Eu entendo que o sarcasmo é um modo de ataque pessoal…

  17. Luiz Coelho disse:

    Quem foi à missa de ontem ?….”Ser a luz do mundo..”…..clarear o que ainda está nas trevas !!!…Sair da mesmice e do comodismo e se empenhar em divulgar os ensinamentos do Cristo…..( É exatamente o que estou tentando praticar e testemunhar…. De uma forma mais precisa, lógica e menos “romanceada” que a habitual).

    Leram as palavras o Pe. Virgilio, ssp , no final do folheto ?…O “demonio”….( nada mais é, como eu disse, derivado das próprias fraquezas humans : egoísmo, ódio, etc ) :

    “Deveríamos ser a luz do mundo, a iluminar o caminho para Deus, a clarear as mentes invadidas pelas trevas do erro e da descrença, a afugentar o demonio do egoísmo, do desespero e do ódio. Mas nossas lâmpadas estão perdendo o brilho, uma vez que sem brilho ficou o nosso testemunho de vinda cristã….”

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s