COM MARIA, NATAL EM FAMÍLIA

Caros amigos

Nos aproximamos de mais um Natal. E chegar ao Natal significa antes de mais nada olhar para o princípio desta comemoração que se iniciou com o fiat de Maria, Imaculada e sempre virgem. Pelo sim de Maria recuperou-se o não dos nosos primeiros pais a obediência a Deus, e mais, fez com que o prótprio Deus assumisse a humanidade na pessoa de Jesus Cristo. É por isto que todos a proclamam Mãe de Deus e Mãe dos homens, e o seu nome será bendito pelos séculos sem fim.

Caminhemos estes poucos dias que nos separam do Natal junto a Maria. Vivamos a sua gestação nos seus dias derradeiros, em que sem poupar-se procurou estar junto a José a cumprir um chamado dos homens, para que se realizasse o que os profetas haviam anunciado sobre a vontade de Deus.

Maria não se poupa, e no amparo de José caminha silenciosa e em oração para Bélém. Não é necessário recontar a história mais conhecida de todos os tempos e tão presente nos corações daqueles que a venram como Mãe do Salvador. É necessário, sim, permanecer com ela, com o coração puro e em oração.

Transmitir esta Maternidade Mariana aos nossos filhos desde pequenos é um tesouro que não se pode avaliar. Não somos órfãos! Temos a Deus como Pai , no Espírito Santo, e por mãe a Maria. O que poderá nos faltar? É preciso estar convencido disto de todo o coração de uma vez por todas e assim superaremos todas as dificuldades, apesar das nossas iniquidades, e limitações.

Agradecer a Mãe. Agradecer a Maria pelo seu sim. Pela sua presença constante ao longo da história da Igreja. Pela sua intercessão permanente como canal de todas as graças que procedem do Pai e do Filho, no Amor do Espírito Santo.

Filha de Deus Pai. Mãe de Deus Filho. Esposa de Deus Espírito Santo. Mãe nossa. Minha Mãe, intercedei para que este Natal seja de mudança no sentido do crescimento do Amor, do perdão, da compreensão entre todos, na convivência da Paz!

Deixo abaixo uma mensagem que saiu no Boletim da Igreja Nossa Senhora do Brasil, para que colabore na nossa reflexão, na nossa oração para o Natal.     

NATAL EM FAMÍLIA

É noite. A ansiedade se revela na expectativa pelos presentes, por parte das crianças. Faz-se um silêncio pela chamada do avô, para que todos se reúnam diante do presépio para rezar. Um dos filhos lê a passagem do Capítulo 2 do Evangelho de São Lucas. Após, todos rezam o Pai-Nosso, Ave Maria, Glória e, obedecendo à tradição, o neto caçula coloca a imagem do Menino Jesus na manjedoura. Seguem-se os cumprimentos entre todos, enquanto cresce visivelmente a alegria nas crianças pequenas pela chegada do Papai Noel.

Certamente não há outra festa no calendário cristão que esteja mais envolvida com a família do que a Noite Santa do Natal. A presença da Sagrada Família, à espera do nascimento do Menino Deus, representa a expectativa de todos nós em mais uma vez nos encontrarmos com a Esperança da Paz que unidos pedimos com Fé.

O silêncio de José, atento a cena que se passa entre Maria e seu Filho recém-nascido, convida todos a uma contemplação sem pressa do maior acontecimento da humanidade. Ele nos visita, pequeno…. O Rei Se apresenta em Sua majestade na pobreza, no frio, na fragilidade, necessitado do calor dos homens. Pede um lugar em cada coração, no meu e no teu; Aquele a quem tantas portas já se haviam fechado.

É Natal! Desta vez, nos prepararemos para que Ele encontre em cada um a porta escancarada para recebê-Lo, acolhê-Lo, sem medo, sem reservas, e com a alegria que procede de todo o Amor que procuramos alimentar nas ações do nosso cotidiano. Nas atitudes de atenção e carinho para com o nosso próximo, a começar pela família da qual fazemos parte. Assim também na oração pela ação missionária dos que nos acompanham em Cristo, nos quatro cantos do mundo. Olhando a mesma estrela, a mesma Luz, que nos revela a felicidade pelo nascimento do Salvador, estaremos unidos em comunhão no presépio, junto a Maria, José e o Menino Jesus.

Feliz Natal, com as graças que receberemos para um novo ano que já se aproxima.

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para COM MARIA, NATAL EM FAMÍLIA

  1. Lutfe disse:

    Valdir, obrigado pela palavras de amor… Boas férias, Bom Ano e que Jesus e Nossa Senhora abençoem imensamente sua vida, da Cíntia, dos seus filhos e de todos aqueles que estão em suas orações… Um grande abraço, até o ano que vem, Feliz Natal e Viva o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s