Juventude e uso de drogas

A manchete do jornal “O Estado de São Paulo” do dia 14/12/10 foi “Crack já se alastra por quase 4 mil cidades”. O artigo publicado abordava os resultados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) relatando-nos esta triste realidade: a quase totalidade dos municípios envolvidos na pesquisa tem enfrentado sérios problemas com a difusão deste tipo de droga entre a juventude. Tendo em vista que o número de municípios do país é aproximadamente 5,5 mil, estamos diante de um grave problema em nossa sociedade que, além  de medidas governamentais, exige algum tipo de ação de conscientização e evangelização de nossa juventude, parte esta reservada a nós cristãos.

Um outro artigo publicado no mesmo jornal, porém na edição do dia seguinte, trouxe a informação que a dependência do crack levará 300 mil jovens à morte nos próximos 6 anos, ressaltando novamente a importância de ações que possam ajudar a reverter este quadro.

Bem sabemos que a juventude começa a usar drogas na maioria das vezes por influência dos grupos de amigos, dos quais não querem permanecer isolados. Outras vezes, passam a consumir drogas em busca de momentos de prazer que possam amenizar as ansiedades sofridas com os problemas gerais da vida, entre eles, crises afetivas ou financeiras na família, dificuldades de auto-afirmação nos ambientes de convivência, entre outros. Independentemente do motivo pelo qual um jovem venha a se tornar um usuário de drogas, o fato é que esta dependência poderá levá-lo à morte caso nada seja feito para recuperá-lo deste vício.

Vivemos mais uma vez o Tempo Litúrgico do Advento, tempo de preparação para receber o Salvador que vem, qual “sol nascente para iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos no caminho da paz” (Lc 1, 79). Sei que pode parecer cômodo sugerir orações por quem padece numa situação de treva e morte como um jovem viciado em drogas. Mas não podemos desacreditar em Deus que enviou-nos “um poderoso Salvador para libertar-nos do poder dos inimigos e das mãos de todos quantos nos odeiam” (Lc 1,69-71). Assim, oremos e acreditemos no poder de nossas orações por todos esses jovens que padecem sob esta triste realidade do mundo das drogas. Acima de tudo, se temos membros de nossas famílias em tal situação, amemo-los intensamente em sua fraqueza e empenhemo-nos para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sua recuperação.

Abraços e até a próxima semana.

Heraldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Juventude e uso de drogas

  1. Lutfe disse:

    Heraldo, que palavras de alento para as pessoas que vivem estes problemas. Vamos Rezar, sim, para salvar vidas… O Espírito Santo está contigo!!! Abraços, Fique com Deus, Lutfe

  2. Cristiane disse:

    Já ouvi dizer que o craque é um tipo de droga que causa dependência química muito rapidamente… Rezemos também por aqueles que ainda não “provaram” para que sejam fortalecidos por Deus a não caírem nessa cilada.
    “Vem, Senhor, vem salvar teu povo.”

    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s