Natal: Jesus que veio, que vem e que virá

Iniciamos mais uma vez o último mês do ano e com ele um novo tempo litúrgico na Igreja, o tempo do Advento. Tempo de meditarmos no mistério da encarnação do Filho único de Deus, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele veio até nós há aproximadamente 2000 anos, vem novamente neste tempo em que vivemos e virá um dia em sua glória, conforme professamos em nosso credo. O tempo do Advento nos leva, portanto, a meditar nestas três dimensões da vinda de Jesus ao mundo.

Conforme nos revelam as Sagradas Escrituras, chegada a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho ao mundo, nascido de uma mulher, a Santíssima Virgem Maria. Que o tempo do Advento nos leve a meditar em família sobre tão grande amor de Deus por nós homens, não desistindo de nós em nossa queda no pecado e enviando seu Filho para nossa salvação.

No tempo presente, Jesus continua vindo até nós nas celebrações litúrgicas que atualizam o mistério da encarnação, mas também através das situações de nossa vida, em nosso cotidiano, nos acontecimentos que nos cercam, nas pessoas com quem convivemos e, acima de tudo, naqueles que precisam de algum apoio nosso nesse tempo presente, seja esse apoio material, seja espiritual.

Jesus virá ao mundo novamente algum dia, conforme professamos em nosso credo e em cada celebração eucarística. Nesses primeiros domingos do Advento, as leituras sagradas nos levam a contemplar essa dimensão de sua nova vinda e que, portanto, nos leva a ter um comportamento de vigilância e de conversão, aguardando Aquele que virá. O cristão é sempre esta pessoa de esperança que, mesmo em meio às aflições deste mundo, mantém acesa a chama da fé recebida no Batismo e não desanima, prosseguindo sempre adiante na esperança do Senhor que virá.

Necessário se faz que nós pais eduquemos nossos filhos para o conhecimento dessas três dimensões do Natal e não permitamos que estejamos distraídos em meio a tantas festas, luzes, belos enfeites e decorações, mas corações distantes do verdadeiro sentido desse tempo.

Que Deus abençoe copiosamente todas as nossas famílias com o Advento de Seu Filho.

 

Abraços e até a próxima semana.

 

Heraldo

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Natal: Jesus que veio, que vem e que virá

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Heraldo,

    Como vc. mesmo disse, faço votos que as pessoas lembrem da verdadeira importância e significado do Natal, não se importando apenas com presentes, comidas, decorações etc.

    Parabéns!
    Alessandra de Angelis

  2. Valdir disse:

    Heraldo

    É para todos nós uma alegria muito grande termos o verdadeiro e único Deus que se faz criança para que possamos carregá-lo no colo. Ele que carrega-nos por toda a vida, nasce “precisando” de nós, fazendo-Se tão próximo e compreensível.

    O Deus que vem “brincar” como criança, para a alegria dos homens.

    Valdir Reginato

  3. Cristiane disse:

    Heraldo,
    Aqui nos Estados Unidos, muitas pessoas somente desejam “Happy Holidays” em vez de “Merry Christmas”, descaracterizando nossa tão rica festa CRISTÃ! É incrível a tendência de tirar o Cristo do Natal… Que nosso testemunho faça o mundo acordar. Que nossos filhos aprendam conosco a aguardarem a vinda de Jesus (celebrando aquela noite tão feliz em Belém, assim como celebrando a cada Missa – como vc apontou – a atualização desse Mistério e a preparação para sua gloriosa vinda).
    abraço,
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s