Tempo de Advento

Caros amigos

Acredito que estamos entrando no período mais belo e significativo de todo o ano. Embora para o cristão a Páscoa seja a grande celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Natal é uma festa sem igual. Há um encantamento nesta história, que ultrapassa um certo “tempo mágico”, se assim podemos denominar, mergulhando no sagrado de modo tão singelo, que nemnhum outro acontecimento pode ser comparado.

É este tempo de advento. Tempo de chegada do Senhor, que começa a se desenhar uma paisagem numa atmosfera de alegria, esperança e de fé. As narrativas do Evangelho desde a concepção de Maria pelo Espírito Santo, após o anúncio-convite do Arcanjo Gabriel , inicia a redenção de toda a humanidade que esperava por séculos. Pelo sim de Maria, começamos a participar da esperança de recuperar o convívio com Deus em toda a sua intimidade e esplendor, que havia sido perdido pelos nossos primeiros pais. A presença quase oculta e calada de José acompanha os acontecimentos num exemplo de humildade, obediência e fé.

Convido a todos a lerem pausadamente neste período, os trechos que falam da vinda do Senhor. Saborear cada palavra e passagem. Sentir-se um caminhante…

Preparar com alegria o coração para que o Senhor possa na noite de Natal encontrar morada na nossa casa indigna, mas que conta com o amor e misericordia divina.

Que cada um inicie a preparação familiar, não se esquecendo de montar o presépio com os pequenos. Contar as histórias para as crinças antes deles dormirem. Colocar este clima de santa ansiedade pelo Amigo que vai chegar, e não pelo presente que vai ganhar. É certo que na alegria há de existir o presente, conforme a possibilidade de cada um, e não se esquecendo de oferecer aqueles que nada têm. Porém, jamais transformar o Natal numa comemoração comercial…

As igrejas já convidam a organizar a novena de Natal com os amigos. Um grande tempo e meio apostólico, para aproximar aqueles que possam estar um pouco distantes.

Adveto. Tempo de espera e esperança, mas tempo de trabalho, trabalho para anunciar a todos os homens de boa vontade as maravilhas do Senhor.

Até a semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Tempo de Advento

  1. Lutfe disse:

    Valdir, parabéns pela palavras… Verdadeiramente é um ânimo para prepararmos o coração… Fique com Deus e que Deus abençoe a sua vida imensamente por tudo o que você faz por nós… Abraços, Lutfe

  2. Alessandra de Angelis disse:

    Valdir,

    O Natal é realmente um dos meses mais lindos do ano. As pessoas ficam mais solidárias, dóceis e extremamente sensíveis.
    É tão gratificante conversar com alguns e poder ver e sentir que estão realmente preocupados com o próximo, sempre querendo ajudar de alguma forma.
    Uma pena que para alguns, a magia do Natal dure apenas um ou dois meses…. na minha opinião, as pessoas deveriam sentir-se sempre no clima Natalino e envolvidas cada vez mais com o próximo.

    Parabéns pelo belíssimo texto!
    Alessandra de Angelis

  3. Pingback: No sofá da sala para comemorar o Natal!!! I | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s