Amor a vida desde a concepção

Caríssimos leitores

Frequentemente tenho escrito nesta coluna sobre os principais acontecimentos da Igreja na época. Evidentemente é impossível de comunicar  todos. Contudo, no dia de hoje gostaria de falar sobre uma experiência própria, que afinal não deixa de ser da Igreja, visto que nós, cada um de nós, compõe a Igreja, cuja cabeça é Cristo.

Estive em Campinas neste último sábado, a convite, para uma palestra sobre Seminários em Bioética na UNICAMP para falar sobre: “Por que não somos humanos quando embriões?”.

Alegrou-me encontrar um salão com quase 200 pessoas numa manhã de sábado chuvosa, quando poderiam preferir esticar o sono, ou mesmo para fazer algum lazer. No entanto, aquelas pessoas estavam lá para ouvir um tema polêmico em ética e que diz respeito a toda sociedade. A primeira palestra foi da Profa Lenise Garcia, sobre células tronco, seguida da minha.

O número de perguntas foi maior que o tempo permitiu responder, demonstrando o interesse de todos. A defesa pela vida desde a concepção, mais uma vez foi enfatizada e reforçada, conforme se  afirma pela Igreja e se confirma pela ciência.

Relato isto para que cada um que possa ter a sua oportunidade de manifestar-se a favor da vida, em uma sociedade onde muitos defendem a filosofia  hedonista e que desejam a eugenia, o faça sempre que possível e oportuno. É preciso levar a Palavra de Deus nos acontecimentos cotidianos que vão desde a ciência, nas universidades, até o interior de nossos lares, incluindo as escolas, empresas, hospitais, escritórios…

Que cada um  faça a versão adequada, mas que em todas as circunstâncias a tradução seja o amor a vontade de Deus, e o amor a vida, consequentemente.

Abraços

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Amor a vida desde a concepção

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Valdir,

    O tema é muito bom! Se fosse possível explicitar um pouco mais sobre o que foi dito na palestra, creio que seria de grande valia.

    Abraços,
    Alessanda de Angelis

  2. Valdir disse:

    Alessandra

    Poderemos fazê-lo oportunamente com prazer.

    Valdir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s