Celebremos o dia de finados.

Hoje comemoramos, ou celebramos “o dia de finados”.  A palavra comemoração pode soar um tanto forte, com um fundo de alegria, diante de uma situação que parece estar associada mais a dor e ao sofrimento.

Contudo, para um cristão católico, que vive na esperança da alegria da Ressurreição, e acredita vivamente em Cristo Ressuscitado, não pode viver o dia de hoje em lágrimas de tristeza. É natural que a saudade nos leve a lembrança e a emoção por ter perdido parentes e amigos que já não se encontram entre nós nesta terra. São algumas perdas que já esperávamos, como de avós falecidos em idade avançada, doentes, e o repouso lhes parecia o melhor. Porém, também existiram as perdas violentas, incompreensíveis, onde jamais encontraremos uma razão humana para dar uma explicação que nos “console o coração”. É a perda de um filho, de um noivo, de um amigo jovem,…circunstâncias revestidas de grande dor.

No entanto, é necessário acreditar com profunda fé, que Deus nos chama e nos espera sempre no melhor momento de nossa vida. Jamais podemos pensar em Deus como um caçador que fica a espreita da presa aguardando que ela se distraia para dar o tiro. Não é assim! Deus que é Pai, e muito Pai! nos quer a todos junto dÊle, e a cada um que conhece por inteiro sabe a hora melhor, ainda que não compreendamos o porque disto.

É nesta confiança em Deus que devemos celebrar o dia de hoje. Com a certeza de que estaremos todos juntos na ressurreição em Cristo, onde Ele nos abraçará fraternalmente, com a alegria do Espírito Santo por estarmos na casa do Pai. Foi Ele quem nos garantiu isto e não podemos duvidar, porque Ele venceu a morte! E assim nos entregou a vida, e vida em abundância e plenitude!

Para tanto, devemos estar preparados, e procurar ajudar a preparar nossos entes queridos que se aproximam desta partida. Falo do Sacramento da Unção dos Enfermos. Não encarar este grande Sacramento como de “desespero” ou “assustador”. Devemos desejá-lo e , se necessário, mais de uma vez, quando nos julgamos em risco de vida. A Unção dos Enfermos nos prepara para este maravilhoso encontro com Cristo, nos colocando a veste branca que deve ser vestida por todos os convidados da ceia celestial do banquete das núpcias do Senhor com a Igreja.

Visitar os cemitérios é uma louvável tradição cristã, contudo, lembrar que nossos entes queridos estão junto de Deus. Por eles rezamos e a eles pedimos intercessão junto ao Pai.

Formamos assim uma grande família, uma grande Igreja, onde fazem parte os que já triunfaram na glória de Deus, os que padecem mas alcançarão a Deus com a ajuda de nossas orações que fazemos parte da Igreja militante, ou seja daqueles que aqui estão em milícia, em luta, por desejar alcançar o céu pela misericórida de Deus.

Levemos nossas flores, nossas homenagens, mas também um sorrido de alegria profunda por saber que um dia estaremos todos em Deus. E se alguma lágrima estiver presente, não se aflija, é humano. É provocada pela dor de amor, que Cristo também chorou diante da morte de Lázaro, mesmo sabendo que em poucos minutos o ressuscitaria.

Assistamos a Santa Missa, a mais elevada oração que podemos oferecer aos nossos irmãos falecidos, lembremos deles, assim como esperamos ser lembrados um dia por nossos irmãos.

Até a semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Celebremos o dia de finados.

  1. lutfe disse:

    Valdir, parabéns pela escrita, muito elucidador. Fique com Deus, do amigo Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s