A volta de Dom Cláudio Hummes

Saiu esta semana nos jornais que o Cardeal Dom Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero , nomeado por Bento XVI, e arcebispo emérito  de São Paulo, teve seu pedido aceito pelo Santo Padre para se afastar das atividades como Prefeito da Congregação, conforme a idade de 75 anos.

Impressiona, no entanto, a entrevista publicada  no jornal O SÃO PAULO, em que podemos perceber nas suas palavras, um homem que, nesta idade, sai de suas atribuições revigorado no seu afã apostólico em querer manter o seu trabalho na volta ao Brasil, em São Paulo.

São palavras mergulhadas  no amor a Deus, na atitude de alguém que passados 75 anos,  vê em Deus uma “história de amor que sempre de novo me surpreende. Deus é sempre surpreendente.”   

Todos nós recordamos o seu trabalho recente no ano sacerdotal em que reuniu 15 mil sacerdotes na praça de São Pedro diante do papa, que lhes falou emocionado. Sabemos das atribuições , responsabilidades e cansaços que são próprias do cargo que ocupou. No entanto, Dom Cláudio diz que ao receber a dispensa do papa lembrou-se de imediato das palavras da parábola de Jesus: “Quando tiverdes cumprido tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer’ (Lc 17,10)”.

É impressionante a lição de humildade que nos deixa o cardeal. Anima-nos a querer crescer cada vez mais no amor a Jesus Cristo e Nele colocarmos a nossa esperança, sem medo. Conforme nos fala o cardeal: “Muitas vezes, vendo como corremos o risco de condenar o mundo de hoje, penso na palavra de Jesus: ‘ Eu não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo’ (Jo 12,47)”.

Agradeçamos a Deus pelos exemplos que constroem a nossa Igreja, a Igreja de Cristo. Agradeçamos a Dom Cláudio Hummes por suas palavras, e pela sua dedicação. Que Deus assim permita que ele permaneça fiel e perseverante no seu trabalho apostólico pelo Reino de Deus.

Até a semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A volta de Dom Cláudio Hummes

  1. Lutfe disse:

    Valdir, mais uma vez, fico feliz em ler suas palavras e receber cápsulas do Evangelho que me fazem refletir sobre a minha vida e Deus. Como é bom amar a Deus e ao próximo!!!! Abraços, Lutfe

  2. Familia Guarita disse:

    Obrigado Valdir, por aumentar o raio de efeito do jornal O São Paulo!!! Muito bom o artigo e conhecer mais sobre D. Cláudio!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s