Cinedebate: Cidade de Deus – Fernando Meireles

Bem vindos a mais um “No Sofá da Sala”!!!

Hoje, vamos acompanhar uma dica dada por um de nossos leitores: o Faissal. Obrigado Faissal!!!

Ele nos brinda com um comentário sobre o filme:

CIDADE DE DEUS

Antes do comentário, como não podia deixar de ser… vamos ao trailer do filme:

Cidade de Deus é um filme duro, mas sensacional e com certeza foi um marco para o cinema nacional!!! Pra mim, um dos melhores filmes que tive oportunidade de assistir. Pode parecer exagero ou empolgação, mas sinceramente, poucos filmes conseguiram mexer tanto com a platéia, quanto Cidade de Deus. Talvez porque não se esperasse tanto de uma produção nacional, talvez porque trate de um tema que incomoda a todos (desigualdade social e suas sequelas), ou talvez por tudo isso e muito mais…

A crítica mundial aplaudiu esta produção brasileira que merece ser vista e revista.  Roteiro muito bem escrito por Braulio Mantovani e direção de Fernando Meireles, que acertaram em cheio. Com muito talento e competência Cidade de Deus conta a história de “Buscapé” (fotografo) e do traficante “Zé Pequeno”, ambos filhos da “Cidade de Deus”, periferia do Rio de Janeiro. Durante o filme, outros personagens importantes também citados, mas a trama gira, principalmente, em torno destes 2 personagens e das mazelas da sociedade brasileira.

Sob o ponto de vista artistico, Cidade de Deus só merece elogios e faturou uma série de prêmios internacionais, além disso recebeu 4 indicações para o Oscar 2003 (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia). Uma obra prima, principalmente por se tratar de um filme brasileiro, com dotação orçamentária limitada.

Divulgação

Já a história, que foi extraída do romance de Paulo Lins, verídica ou não, expõe diversas feridas da nossa sociedade e até mesmo da humanidade, de forma muito direta e dura. Alguns criticaram esta exposição mundial dos nossos problemas sociais: pobreza, desigualdade social, corupção, abandono, descaso, dentre outros, mas por outro lado Cidade de Deus chamou a atenção de todos para estes problemas.

Ou seja, além de uma obra de arte, Cidade de Deus foi um instrumento de denúncia para a sociedade brasileria, e com certeza contribuiu e ainda contribui, para que lutemos contra todas estas injustiças que atingem os menos favorecidos, pois é impossível permanecer inerte diante da força do que assistimos.

Então fica a indicação.

Link no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0317248/

Obrigado pela dica Faissal!!! Quem quiser é só enviar um email para o contato com uma indicação de filme que gostou e postaremos aqui!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Cinedebate: Cidade de Deus – Fernando Meireles

  1. Faissal disse:

    Familia Guarita,
    obrigado pelo oportunidade. não sou crítico de cinema, muito menos especialista. sou apenas um fã, que adora este tipo de arte. espero que gostem da dica.
    abraços

  2. Lutfe disse:

    Zé e Malú, fico muito feliz pela abertura do site para indicações. De verdade é um filme sensacional e vistos com os olhos e ouvidos do Espírito Santo, percebemos o quanto é importante Deus nas nossas vidas (vale muito a reflexão). Abraços e Parabéns a vocês e ao Faissal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s