Oportunidade X Oportuno

Ola

Imaginem esta situação (esta é uma estória).

  Jonas é um jovem profissional em franca acensão de carreira. Pós graduado, fala 2 linguas. Seu pai, é um grande executivo o mentora frequentemente sobre as oportunidades de carreira. Casado a 3 anos com sua namorada de infância (Paula), e são muito felizes.

  Acontece que um belo dia este jovem recebe a ligação de seu diretor (Oscar), chamando-o para uma sala de reunião. Jonas entra e Oscar que tem fama de ser muito objetivo vai direto ao assunto:

   -Pela primeira vez desde quando assumi este cargo na empresa consegui uma vaga para o Brasil enviar um de nossos profissionais para trabalhar por 2 anos na nossa matriz no exterior. Esta vaga é servirá para treinamento do nosso próximo executivo aqui no país e tenho o seu nome ou o do Claudio para enviar. Você é a primeira opção. Vá para casa e pense no assunto. Tenho que dar a resposta até amanhã !!

  Que notícia não ? Esta seria a melhor noticia possível para Jonas receber se não fosse por 1 porém… Paula esta grávida de 1 mês (acabaram de descobrir), depois de tentarem esta gravidez por 2 anos e feitos vários tratamentos. A gravidez de Paula terá que ser cercada de cuidados.

  O que fazer ? Não restam dúvidas que a oportunidade é única mas também não podemos deixar de ver que o momento que Jonas passa pela sua vida também é… Uma mudança de país com Paula, neste momento, pode ser perigoso para a gravidez e para o bebê, depois de tanto desejarem esta gravidez. E agora o que fazer ?

  Neste caso, segundo o que entendo, não há duvidas sobre as consequências da decisão. Se ele optar em ficar para que sua esposa possa ter uma gravidez tranquila e próxima da família ele perderá, com certeza, a oportunidade que ele tanto esperava. Agora se ele optar em ir, leva consigo o onus de complicar a gravidez.

 Este exercício (com 2 grandes extremos) vem nos mostrar essa diferença entre oportunidade e oportuno. Jonas recebeu uma oportunidade e tanto mas será que esta oportunidade lhe apareceu num momento oportuno ? Na nossa vida – porém, talvez em menor intensidade – passamos por situações parecidas.

O que você faria ?

Boa semana a todos !!

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Oportunidade X Oportuno

  1. vreginato disse:

    Marco

    Já foi dito neste blog em algum comentário que o que dá paz de espírito é a hierarquia: Deus, família, trabalho.

    Cada situação tem suas peculiaridades, no caso em questão, não totalmente conhecidas. A gestação não seria, necessariamente, prejudicada. Há de se conhecer para onde vai, em quais condições, etc., muitas variáveis. Não se pode generalizar. Já conheci quem foi grávida para outro lugar distante com o marido e a criança está com trinta anos!

    Hierarquia e individualidade de cada situação. Isto é sempre oportuno, para qualquer oportunidade.

    Abraço

    Valdir

  2. Pingback: Concorrência profissional em casa | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s