Maria e a educação para o serviço

Neste último fim de semana, celebramos na Igreja a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Olhar para Maria assunta ao céu, coroada de glória, nos faz crescer na esperança de que um dia também estaremos lá. A assunção de Maria é penhor da nossa ressurreição; ela é a primeira dentre os humanos a já estar ressuscitada na glória com seu Filho Jesus Cristo. E assim o foi em função de sua participação singular na redenção operada pelo Filho. Mas também por suas atitudes na vida ordinária de cada dia, Maria certamente mereceria o céu ao fim de sua peregrinação terrestre pelo fato de muito ter amado, muito ter servido, além de ter educado Jesus para o serviço de todos no dom de si.

Lendo um trecho de um livro sobre alguns princípios que Maria utilizou para educar seu Filho, me deparei com uma bela reflexão do autor sobre esta atitude de Maria:

“Muitos educadores preparam seus filhos e alunos para a sociedade os servir. Maria tinha uma meta superior. Educava seu filho para servir a sociedade, para irrigá-la, transformá-la.

Educadores respeitados preparam os jovens para andar na luz; Maria foi mais penetrante, sonhava que seu filho fosse luz. A diferença é grande e as conseqüências dessa trajetória educacional são muitas. Quem anda na luz precisa ser conduzido; quem é luz tem compromisso social, ajuda os outros a caminharem, areja a inteligência de terceiros.” (Maria, a maior educadora da História – Augusto Cury, Editora Academia de Inteligência, 2008)

Em meio a uma sociedade que exige tanto de nossas crianças e jovens para que sejam os primeiros em tudo, que Maria possa inspirar pais e mães a educarem seus filhos para uma vida de serviço aos outros, na certeza de que serão bem sucedidos se assim o fizerem.

Abraços e até a próxima semana.

Heraldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Maria e a educação para o serviço

  1. Lutfe disse:

    Heraldo, mais uma vez parabéns pela sua reflexão. Tentarei isto com o meu filho e, se Deus quiser, que ele também possa ser luz para o mundo, em nome sempre de Jesus Cristo, com a intercessão de Nossa Senhora. Abraços, Lutfe

  2. Cristiane disse:

    Heraldo,
    Realmente Maria soube proporcionar a Jesus as oportunidades para que Ele crescesse no conhecimento de si mesmo e de sua missão neste mundo. Acredito que Ele não nasceu “pronto”, sabendo tudo… Também precisou aprender, desde coisas simples – como andar, falar – até coisas espirituais – como falar com o Pai, ouvi-lo – e assim descobrir que precisava ser Luz no mundo.
    Que possamos ser como Maria. Que nossos filhos possam descobrir que ser como Jesus (amar, servir) é a perfeita vontade de Deus e fará grande diferença no mundo de hoje.
    abraço,
    Cristiane

    Ave-Maria, …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s