Honra teu pai e tua mãe

Quando o Decálogo foi revelado a Moisés no deserto do Sinai, o único dos mandamentos que veio acompanhado de uma promessa foi “Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus” (Exo 20, 12). Os dez mandamentos costumam ser divididos em duas partes, a saber, os três primeiros voltados para nosso relacionamento com Deus e os outros sete para o relacionamento com o semelhante, o próximo. Assim sendo, o quarto mandamento encabeça a também chamada segunda tábua da lei, ou seja, Deus quis que depois dEle mesmo, honrássemos nossos pais que nos deram a vida e nos comunicaram a Sua existência e Seu conhecimento. É um mandamento dirigido aos filhos nos seus relacionamentos com os pais, mas abrange também os relacionamentos com outros parentes ascendentes na família, além de estender-se aos deveres de alunos para com professores, de empregados para com patrões, de subordinados para com seus chefes e dos cidadãos para com sua pátria, através dos que a governam. A observância deste mandamento proporciona bênçãos, paz e prosperidade ao passo que sua negligência provoca grandes danos para as famílias e a sociedade em geral.

Vivemos numa sociedade que impõe ritmos de vida intensos para os pais de família, de modo que ambos trabalham fora para suprirem as necessidades materiais do lar, mas que por outro lado acabam não tendo tempo para sua formação espiritual e moral. Temos observado muitos problemas disciplinares com crianças nas escolas em decorrência da ausência da prática da obediência, do respeito, da honra aos superiores a quem as mesmas devem submissão. Todas estas atitudes têm sua origem em crises familiares das mais diversas.

Ao celebrarmos a cada ano o Dia dos Pais no segundo domingo do mês de agosto, devemos aproveitar o momento para revermos nossas atitudes para com nossos pais, como também as de nossos filhos para conosco. Os presentes são importantes e fazem parte dos atos de carinho e honra aos pais, mas acima de tudo é importante dedicar-lhes mais atenção e tempo de convivência. Em meio a tantas correrias da vida moderna, só arrumamos tempo para aquilo que realmente queremos fazer ou para aqueles que julgamos importantes para nossa vida. Que nossos pais possam estar incluídos em nossas redes de relacionamentos, mas não nos computadores e sim na sadia convivência de quem ama e por isso lhes responde com tempo e atenção.

Sabemos que não é nada fácil honrar um pai ou uma mãe que tenham causado problemas para a vida familiar em função de alguma fraqueza do tipo dependência alcoólica, química ou outra qualquer. Entretanto, o que é impossível para a natureza humana, é possível para a graça de Deus, que nunca é negada aos que a ela recorrem com fé e confiança.

Amemos, respeitemos e honremos nossos pais enquanto ainda estão conosco para que, no dia em que vierem a faltar, tenhamos o coração tranqüilo em função de termos vivido segundo os desígnios de Deus para nossa vida familiar.

Abraços e até a próxima semana.

Heraldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Honra teu pai e tua mãe

  1. Valdir disse:

    Caríssimo Heraldo

    Sem nada acrescentar as suas palavras nesta manhã, mais uma vez repletas de doutrina, vida interior e sabedoria. Apenas MUITO OBRIGADO.

    Lembro que começamos a SEMANA DA FAMÍLIA com o dia dos pais e a encerramos com a Ascensão de Nossa Senhora!

    Abraço

    Valdir

  2. Cristiane disse:

    “Que a família comece e termine sabendo onde vai
    E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
    Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
    E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

    Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
    Abençoa, Senhor, a minha também (bis)”
    (Pe Zezinho, Oração pela Família)

    Boa Semana Nacional da Família a todos!

    com carinho,
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s