SEMANA DA FAMÍLIA

A próxima semana terá um significado especial para casadefamilia pois estaremos, de 7 a 15 de Agosto, comemorando a SEMANA DA FAMÍLIA, instituída pela Igreja Católica. Deverá ser um período de comemoração e de reflexão, e principalmente de muita oração.

A igreja, mais uma vez, enfatiza a necessidade que todo cristão tem de defender, fortalecer e divulgar a importância da família, como ambiente natural para o ser humano poder se desenvolver enquanto pessoa na sua plenitude, e como um berço para o aprendizado da doutrina cristã em todos os lares que professam a doutrina de Cristo.  

Nunca é demais lembrar que a humanidade nasce constituída na idéia de família. Todos os grandes acontecimentos do Antigo Testamento evocam a participação de uma família. Noé, como sobrevivente do dilúvio para uma nova geração. Abraão, como pai de todo o povo hebreu, do qual nasceu o Messias. Os fatos envolvendo Isaac e Jacó. A família de José que o vende aos comerciantes que vão para o Egito, e este se torna o segundo mandante da nação e chama a sua família para habitar o Egito. Nos dez mandamentos, após o três primeiros que se referem a Deus, o primeiro mandamento em relação ao próximo (IV mandamento), diz respeito ao pai e mãe. Tantas outras histórias, até chegarmos à família maior de Nazaré, onde deverá nascer o próprio Deus. O primeiro milagre ocorre em uma festa de bodas, e o próprio Cristo é comentado em São Paulo Apóstolo, como o Esposo da Igreja.

Deixemos de lado hoje todos os comentários que já fizemos quanto aos ataques feitos atualmente a família, para podermos comemorar a festa da grande família cristã. É verdade que com muitas dificuldades, tropeços, mas também com muita alegria, a família se firma como o caminho da humanidade,( e de cada homem especificamente), para alcançar a felicidade.

Preparemos-nos para a próxima semana, em espírito de oração, junto a Maria e José, agradecendo a Deus por este modelo que nos torna filhos Dele, que sem nenhum mérito nosso, nos permite que o chamemos de Pai.

Toda a programação da semana da família, você encontra aqui.

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

3 respostas para SEMANA DA FAMÍLIA

  1. Luiz Coelho disse:

    Bom dia….excelente post….muito bom !!!!

    A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

    Gosto do termo família…..gosto da idéia de me colocar como filho de Deus……e assim como eu muitos se colocam nesta situação de tê-Lo como Pai; então somos uma grande família de irmãos e irmãs vivendo nesta abençoada família.

    As famílias naturais, alternativas, monoparentais, comunitárias……não usemos rótulos ou adjetivos pejorativos ….como muito bem falado……digamos apenas família; mas se precisamos MESMO de um adjetivo, que seja…..comemoremos a festa da grande FAMÍLIA CRISTÃ, com muita alegria, solidariedade e confraternização.

  2. lutfe disse:

    Valdir, não precisaria dizer, mas seu texto é excelente… Por si só servia de resumo para este blog e para todos os outros posts que aqui já foram publicados. Deveria estar na porta de entrada deste blog, porque fala de Deus e família e seria uma excelente introdução a todos que adentrassem neste site. Um grande abraço, que Deus lhe abençõe hoje e sempre… Do amigo Lutfe

  3. Pingback: Videos do Youtube – Familia « Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s