O Que Pedir?

Prezados Amigos, pergunto a vocês, será que sabemos o que pedir para Deus?  Será que temos a plena consciência de nossas necessidades materiais e espirituais?

 Interessante notar que quando estamos em um estado de necessidade, precisando, por exemplo, de um emprego para nós ou um amigo ou se estamos doentes ou esperando receber aquela notícia sobre alguém tão querido, sabemos remeter as nossas orações para esta ou aquela necessidade temporal.

 Mas e no dia-a-dia de nossas vidas, quando “tudo está bem”, o que pedir para Deus?

 Já falei sobre pedir e agradecer por conta de nossa família, saúde e fé, mas quero falar hoje é sobre o nosso dever de lembrar que precisamos de virtudes para que todo o dia seja dia de aproximação e conversão para Deus e consequentemente para o próximo.

Virtude, conforme descrito no Catecismo, 1833, é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Lembremos quais são:

São quatro as virtudes cardiais –  Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.

 São três a virtudes teologais – Fé, Esperança e Caridade.

 São sete os dons do Espírito Santo – Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus!

 Além disso, aproveitando a palestra do amigo Marco da Pastoral da Família da Nossa Senhora do Brasil, podemos contrapor os pecados capitais também com virtudes, da seguinte forma:  Humildade (Soberba), Desprendimento e Caridade (Avareza), Castidade e Temperança (Luxúria), Temperança (Gula), Perdão (Ira), Benignidade (Inveja), Diligência (Preguiça).

 Se Deus quiser falaremos e nos aprofundaremos sobre todas as virtudes, inclusive aquelas que não estão aqui citadas, uma a uma, bem como sobre outras coisas para pedir, como pelo bem do Papa, Bispos e Padres, mas hoje fiquemos nas virtudes mencionadas e meditemos sobre elas, pensando qual delas é aquela que mais estamos precisando.

Além de pedir, não nos esquecemos de fazer a nossa parte de nos esforçar, habitualmente, para praticar o bem! Imitemos a Jesus Cristo!

Um grande abraço a todos, Fiquem com Deus,

 Até semana que vem!

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

7 respostas para O Que Pedir?

  1. Valdir disse:

    Lutfe

    Dizem que no dia anterior a morte do condenado ele podia fazer um pedido, um último pedido.

    Os contos das mil e uma noites dizem que o “gênio da lampa” poderia satisfazer três pedidos.

    No entanto Cristo nos afirma ” Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-á. Porque todo aquele que pede, recebe, e quem busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-á.” (Mt, 7, 7-11)

    Não há limites para a misericórdia e para a abundância da bondade de Deus!

    Obrigado, Lutfe, por reforçar nesta manhã a confiança de uma esperança fiel que devemos manter ao Amor de Deus.

    Valdir

  2. Luiz Coelho disse:

    Melhor do que saber o que pedir……É saber pedir !!!

    Pedir exige mais do que simplesmente solicitar algo……..

    Devemos ter plena consciência, certeza e principalmente clareza absoluta daquilo que almejamos; em nossa mente e em nosso coração; de maneira bem definida!

    Devemos fazer primeiro a nossa parte ! E qual é ela ?….Depende do pedido !….Todo pedido depende, em parte, de alguma atitude de nossa parte, e para que o pedido seja realizado, é necessário que entremos “em ação”, no sentido de concretizar o pedido; com atitudes, pensamentos, condutas, etc.;

    E por último o agradecimento!…Acredito ser este um fator pouco lembrado pelos “pedintes”……Se queremos algo e solicitamos por isso, no mínimo chamando a atenção ( de Deus, do Universo, etc ) para nós; apenas por esse fato de termos voltada para nós um “tempo para nos ouvir” e a possibilidade de algo que pedirmos ser atendido, já é motivo mais do que o suficiente para agradecermos; mesmo que o pedido não seja atendido da maneira e no momento como gostaríamos que fosse.

    Abraço

  3. Fauze Yunes disse:

    Muito bom o texto… além disso, concordo com o Luiz.

    É sempre bom lembrar que Deus está ao nosso lado e que, se você pedir, será atendido. Por isso, temos que pedir com sabedoria, pois a hora que seu pedido for atendido, você terá que saber o que fazer com ele.

    abraço
    Fauze

  4. Ademir Yunes disse:

    Sábias palavras!

    Viver com simplicidade. Esse é, a meu ver, o segredo da felicidade. Com isso, teremos pouco a pedir e muito a agradecer!

    Abraços a todos.

    Ademir.

  5. David Pires disse:

    Tema interessante, Lutfe; pois o que mais ouvimos dos cristãos é um constante pedir, pedir, pedir. E nos
    esquecemos de uma virtude especial: a gratidão. Uma vez que o nº de graças que recebemos, diariamente, e que passam despercebidas, são inúmeras. Mas gostaria de deixar uma questão para todos: Temor de Deus ! qual o significado deste dom, afinal Ele é nosso pai, mestre e amigo, por que temê-lo.
    Grato,
    David Pires

  6. Luiz Coelho disse:

    Ola David

    Precisamos tomar cuidado com a leitura literal e sem entendimento do contexto como um todo. TEMOR…( procure no dicionário )….não tem APENAS um significado……

    1- Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror….

    2- Sentimento de respeito ou reverência : viver no temor de Deus !

    Logo…como você mesmo disse….” afinal Ele é nosso pai, mestre e amigo, por que temê-lo. “……basta trocar por : “afinal Ele é nosso pai, mestre e amigo, por que respeitá-lo ou reverenciá-lo. “….faz mais sentido agora pra você ?

    Abraço

  7. Fernanda disse:

    Lú:
    Parabéns e obrigada pelo texto, pois ele provoca uma reflexão bastante positiva.

    Eu tenho bastante a agradecer, especialmente, pela família querida que possuo.

    Um grande beijo.
    Fê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s