A Comunicação entre o Casal

Prezados Amigos, se tivesse que dar um descrição de mim, esta seria a seguinte: Sou casado com a Fernanda e tenho um filho de 3 anos. (Base da minha vida e bençãos de Deus)

Eu e a Fernanda fazemos parte da Pastoral da Família da Nossa Senhora do Brasil, sendo que demos uma palestra no curso de noivos sobre a comunicação entre o casal.

Ontem, eu e a Fernanda fizemos o resumo desta palestra a pedido do Pe. Michelino, o qual disponibilizo aqui, para comentários e compartilhamento e com certeza aprimoramentos, a saber:

“Existem várias formas de comunicação entre o casal que se dá não somente pelo diálogo, mas também por expressões, gestos e olhares. O olhar e a entonação da voz, independentemente do conteúdo da informação, podem expressar sentimentos negativos que gerarão no receptor (marido ou esposa) desconforto e definitivamente não serem uma boa forma de comunicação.

Além disso, outro problema que o casal pode ter é com a falta de comunicação, por mera ausência física, contato pessoal e descaso na prática eficaz da comunicação entre o casal, a qual deverá estar baseada no amor entre os mesmos.

Desta forma, expressamos em nossa palestra a importância da boa forma da comunicação entre o casal, que é um desafio constante, o que requer disciplina e dedicação baseada nos seguintes valores:  Amor, Atenção e Cuidado.

Amor no conteúdo proveniente de Deus, Atenção ao Ouvir e Cuidado ao Falar.

O desafio ainda é maior quando o casal atravessa problemas (turbulências) de ordem financeira, saúde, familiar dentre outros aspectos da vida de qualquer ser humano, e que, ainda assim, deve existir a busca por uma comunicação eficaz entre o casal com cumplicidade, respeito, compreensão e focado no amor de Deus por nós, no nosso amor a Deus e do nosso amor que devemos ter ao próximo. Lembremos que a nossa esposa ou marido é, também, o nosso próximo e devemos a eles um amor cristão – neste caso – “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles” (Mt 7,12).

Além disso, vale dizer que para sermos felizes e completos em nosso casamento, devemos construir a nossa vida e o nosso casamento sobre a rocha que é Jesus Cristo e sua pregação, conforme descrito em Mateus, Capítulo 7, versículo 24 – 27, posto que virão as chuvas, torrentes e ventos e a casa não desabará.

Neste sentido, de certo é que as turbulências da vida cotidiana virão e a Santa Igreja Católica é o porto seguro para encontrarmos o caminho, a verdade e a vida que é Jesus Cristo e sua palavra para nós e para o nosso casamento, sempre amparados pelo amor de nossa digníssima mãe, Nossa Senhora.

Por fim, dissemos que é o casamento religioso que é o que vale para uma vida de felicidade e comunhão com Deus, com a Unicidade, Fidelidade e Indissolubilidade que adquirimos neste sacramento.

Peçamos a Deus que os casais se aproximem mais da Igreja Católica para encontrarem conforto e amparo para um casamento feliz.

Deus lhes abençoe!”

Um grande abraço a todos,

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A Comunicação entre o Casal

  1. Valdir Reginato disse:

    Lutfe

    A manhã de quarta feira já se tornou uma expectativa às suas palavras. Textos com simplicidade, de uma só face, de alguém que fala do que transborda o coração, sem esconder as dificuldades, mas transparecendo a alegria. Uma alegria que se constrói em Jesusu Cristo, e se comunica ao mundo, iniciando-se pela família.

    Obrigado

    Valdir

  2. Familia Guarita disse:

    Bonitas palavras, Lutfe!!!

    Dão esperanças oas casais mais jovens como nós, Malu e Zé… que convivemos com tantos outros casais que se juntam ou se desfazem aos montes provavelmente por não ter a base sólida a que vc se referiu!

  3. Luiz Coelho disse:

    Primeiramente ótimo texto e de clara compreensão. Peço licença para exemplificar, de maneira lúdica, a relação ( marido X esposa ) com um texto ( adaptado ) de Luis Fernando Veríssimo :

    Nunca tinha entendido por que as necessidades dos homens e das mulheres são tão diferentes.

    Nunca tinha entendido tudo isso de Marte e Vênus. E nunca tinha entendido por que os homens pensam com a cabeça e as mulheres com o coração.

    Uma noite, semana passada, minha mulher e eu estávamos indo para a cama. Bom, começamos a ficar à vontade, fazer carinhos, e nesse momento, ela fala:

    “Acho que agora não quero, só quero que você me abrace”.

    Eu falei: “O QUEEEEEE??????”

    Ela falou: “Você não sabe se conectar com as minhas necessidades emocionais como mulher”.

    Comecei a pensar onde podia ter falhado.
    No final, assumi que naquela noite não ia rolar nada, virei e dormi.

    No dia seguinte fomos a um grande hipermercado, com muitas lojas dentro dele.
    Dei uma volta enquanto ela experimentava três modelitos caríssimos. Como não podia decidir por um ou outro, falei para comprar os três.

    Então ela me falou que precisava de uns sapatos que combinassem, a R$ 200,00 cada par. Respondi que tudo bem. Depois fomos à seção de joalheria, de onde saiu com uns brincos de diamantes. Estava tão emocionada!

    Deveria estar pensando que fiquei louco, agora penso que estava me testando quando pediu também uma raquete de tênis, porque nem tênis ela joga.

    Acredito que acabei com seus esquemas e paradigmas quando falei que sim.
    Ela estava quase excitada sexualmente depois de tudo isso; Vocês tinham que ver a carinha dela, toda feliz!

    Quando ela falou: “Vamos passar no caixa para pagar” , tive dificuldade para me segurar ao falar com ela:

    “Não, meu bem, acho que agora não quero comprar tudo isso”.

    Ela ficou pálida. Ainda falei:

    “Só quero que você me abrace”.

    No momento em que começou a ficar com cara de querer me matar, falei:

    “Você não sabe se conectar com as minhas necessidades financeiras como homem…”

    Acredito que dormirei no sofá até a próxima Copa do Mundo…..

    Conclusão : Homens e mulheres pensam diferente….No casamento deve-se pensar no conjunto familiar em vez de pensar de maneira individual. Para um casamento ser duradouro, não devemos pensar em sermos felizes; mas pensar em fazer o outro feliz; conseqüentemente a família com um todo será abençoada com a união !

    Abraço a todos
    Luiz

  4. Faissal e Tati disse:

    Lutfe,
    boa noite!
    parabens pelas palavras e pela inspiraçao!
    seus padrinhos estão muito orgulhosos de vcs.
    aproveito para acrescentar que as suas mensagens são de grande valia para os casais, que passam diariamente por provações e dificuldades para confirmação dos votos do matrimônio.
    abraços
    Faissal e Tati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s