Eucaristia – Fonte e Centro de Toda Vida Cristã

Prezados Amigos, amanhã é dia da celebração de corpus christi e queria aproveitar a chegada desse dia santo para falar da Eucaristia.

Porém, com as minhas próprias palavras e pensamentos temo poder cometer algum sacrilégio, desta forma, lendo o Catecismo, resolvi transcrever um trecho que mostra a importância da fé para o recebimento do sacramento dos sacramentos.

Para todos que lerem este artigo, gostaria de pedir uma reflexão profunda e uma vontade de transformação para receber e vivenciar o sacramento da Eucaristia de corpo e alma, pois é por este sacramento que nos unimos a Cristo, o qual nos torna participantes do seu Corpo e do seu Sangue, para formarmos um só Corpo – Comunhão (passagem 1331 do Catecismo).

A passagem do Catecismo que escolhi vai da passagem 1377 à 1381, qual seja:

” A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura todo tempo que as espécies eucarísticas subsistem. Cristo está presente todo em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de maneira que a fração do pão não divide Cristo.

O culto da Eucaristia. Na liturgia da Missa, nós exprimimos a nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras maneiras, dobrando os joelhos ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração do Senhor. A igreja Católica sempre prestou e continua a prestar este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia, não só durante a missa, mas também fora da sua celebração: conservando com a maior diligência as hóstias consagradas, apresentando-as aos fiéis para que solenemente as venerem, e levando-as em procissão.

A sagrada Reserva (no sacrário) era a princípio destinada a guardar, de maneira digna a Eucaristia, para poder ser levada aos doentes e ausentes, fora da missa. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia, a Igreja tomou consiciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor, presente sob as espécies eucarísticas.  Por isso, o sacrário deve ser colocado em lugar particularmente digno da Igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.

É verdadeiramente conveniente que Cristo tenha querido ficar presente na sua Igreja deste modo único. Uma vez que ia deixar de estar presente com os seus, sob forma vísivel, Cristo quis que tivéssemos o memorial do amor com que nos amou “até ao fim” (Jo, 13, 1), até ao dom da própria vida. Com efeito, com a sua presença eucarística, Ele fica misteriosamente no meio de nós, como quem nos amou e Se entregou por nós, e fica oculto em sinais que exprimem e comunicam este amor:

A Igreja e o mundo têm grande necessidade do culto eucarístico.  Jesus espera-nos neste sacramento do amor. Não regateemos o tempo para estar com Ele na adoração, na contemplação cheia de fé e aberta a reparar as faltas graves e os pecados do mundo. Que a nossa adoração não cesse jamais (João Paulo II, Instr. Dominicae cenae 3).

A presença do verdadeiro Corpo e do verdadeiro Sangue de Cristo neste sacramento, nao a apreendemos pelos sentidos, diz S. Tomás, mas só pela fé, que se fundamenta na autoridade de Deus. É por isso que, comentando o texto de S. Lucas (22,19) Isto é Meu Corpo que será entregue por vós, S. Cirilo declara: Não vás agora perguntar-te se isso é verdade; mas acolhe com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é a verdade, não mente” (S. Tomás de Aq., Summa Theol. 3,75 1 citado por Paulo VI, MF 18):

Adoro-te com devoção, ó Deus oculto,

Que nas espécies Te escondes de verdade;

A Ti meu coração todo se entrega,

Porque tudo, ao contemplar-Te, desfalece.

Visão, tato e paladar em Ti se enganam,

Só de ouvido seguro a fé Te aceita:

Quando o Filho de Deus disse, eu acredito:

Mais verdadeiro que o dito da verdade, outro não há.”

Voltando às minhas palavras, peço que oremos, oremos com muita força de vontade para viver sempre e mais intensamente o sacramento da Eucaristia e para você, cuja fé não está tão firme, reze humildemente para que pela sua própria fé, você possa viver o sacramento com mais confiança, amor e doação.

Abraços a todos, até semana que vem,

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Eucaristia – Fonte e Centro de Toda Vida Cristã

  1. Valdir Reginato disse:

    “Sacramento dos Sacramentos”

    Foi uma ótima oportunidade parar um instante e ler o que você nos deixou. Jamais poderemos entender a Eucarístia, mas podemos sem pedir que Cristo nos ajude a crescer na Fé. E crescendo na Fé aumentar dentro de nossas misérias a conscientização que devemos ter de recebê-la com a melhor dignidade possível. Receber o próprio Deus!!!

    Obrigado e Abraço

    Valdir

  2. Pingback: Youtube – video sobre a Eucaristia « Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s