A UNIVERSALIDADE DA IGREJA CATÓLICA

Deixo esta semana um pedido do Papa. É bom lembrarmos que a nossa Igreja Católica tem irmãos em todos os cantos , que rezam, que vivem com maior ou menor dificuldade pela santificação do mundo. Certamente a vida dos nossos irmãos chineses não se encontra dentre as mais fáceis, e portanto é preciso rezar pela perseverança e crescimento.

Papa destaca união dos católicos do mundo à Igreja na China

Antes do dia de oração pela Igreja na China, que acontece nesta segunda-feira

CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de maio de 2010 (ZENIT.org). Bento XVI destacou, neste domingo, após a oração do Regina Caeli no Vaticano, a união dos católicos do mundo inteiro – na oração e na caridade – à Igreja na China, em razão do dia de oração pela Igreja na China, que acontece nesta segunda-feira.

“A memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, nos oferece – amanhã, 24 de maio – a possibilidade de celebrar o dia de oração pela Igreja na China.”

O Papa recordou que os fiéis que estão na China estão rezando “para que a unidade entre eles e com a Igreja universal se aprofunde cada vez mais”.

E ao mesmo tempo, assinalou que “os católicos no mundo todo – especialmente de origem chinesa – se unem a eles na oração e na caridade, que o Espírito Santo coloca em nossos corações, particularmente na solenidade de hoje”.

O Dia de Oração pela Igreja na China chega este ano à sua terceira edição. A iniciativa de celebrá-lo se encontrava entre as recomendações de Bento XVI em sua Carta para a Igreja Católica na China, do ano de 2007.

Todos os anos, milhares de pessoas vão em peregrinação neste dia ao santuário mariano de Sheshan, situado na diocese chinesa de Xangai e dedicado a Maria Auxiliadora.

Na realidade, desde o princípio do mês de maio, este santuário indicado pelo Papa em sua carta como lugar onde é expressado de um modo particular a devoção profunda dos católicos chineses para a Virgem, viu chegar ondas de peregrinos de todas as dioceses, não só do continente mas também de Hong Kong, Taiwan e das comunidades da diáspora chinesa.

Além disso, em cada comunidade ou nos santuários marianos multiplicaram-se as novenas, rosários, procissões marianas e orações especiais à espera desse dia, para orar, junto à Igreja universal, pela Igreja na China, informou a agência Fides.

Os seminaristas do seminário maior da província de Si Chuan peregrinaram da diocese de Nan Chung para se prepararem para o dia de segunda-feira e dar graças ao Senhor pelo novo sacerdote que acaba de ser ordenado.

A paróquia de Qing Shan, na Mongólia Interior, dedicou as orações do mês de Maria e a novena de preparação ao 24 de maio, para a China e à Igreja na China.

E a pequena paróquia de Nan Guan, da diocese de Bao Ji, na província de Shaan Xi, está se preparando espiritualmente para o dia com uma peregrinação, da qual participam 23 paroquianos com o pároco, e com a oração comunitária do terço.

Até a semana que vem

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A UNIVERSALIDADE DA IGREJA CATÓLICA

  1. Marco disse:

    Ola Valdir

    Fico imaginando o tamanho da fé dos católicos chineses… Aqui, com liberdade de expressão da fé, qualquer desconhecido que levante uma questão contra a Igreja, já é apoiado por muitos, inclusive muitos “ditos” católicos.
    Lá, a fé deles (assim como nas primeiras comunidades) pode levá-los a morte e nem por isso a fé deles se desfaz. É semente que caiu em terra boa e renderá muitos frutos. Rezemos para o aumento e para a unidade da Igreja na China.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s