Críticas e Elogios

Prezados Amigos, é com muita honra que venho escrever para vocês, principalmente para falar de Deus!!!

 Gostaria que todos tivessem essa missão, que todos pudessem falar da santa graça de expor, mesmo que humanamente, com palavras, o amor e a confiança que sentimos por Deus. Nunca havia parado para pensar sobre isso, mas a oração poderia também ser escrita, poderíamos parar um tempo no nosso dia para escrever para Deus, para escrever como O amamos, O glorificamos, para agradecer, pedir perdão e pedir as coisas espirituais e materiais que precisamos para uma vida honrada e digna.

 Definitivamente isto seria um bom exercício de oração e terá sua validade se postada em seu coração para Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo.

 Ainda de tempos e tempos poderíamos ter acesso a nossas orações escritas e, sem dúvida, perceberíamos virtudes que precisariam ser resgatadas e defeitos que precisariam ser ultrapassados.

Fazer comentários aqui no Blog pode também ser uma boa forma de também falar com Deus, acrescentando pontos importantes nestas breves ideias sobre oração, lembrando que o Espírito Santo age em todos .

De qualquer forma, escrevo hoje para falar de críticas e elogios que recebemos, sendo a ideia principal sobre o tema é que uma crítica pode ser um elogio e um elogio pode ser uma crítica severa.

Dou um exemplo que vivi nesses últimos tempos, o meu amigo de sala lendo um dos meus artigos, por sinal tenho que agradecer esse amigo por ler meus artigos e fazer os devidos comentários,  fez-me uma crítica que  para mim foi um dos melhores elogios que já recebi. Em um dos meus artigos escrevi sobre declinarmos sobre a vontade de Deus sempre, e de forma maravilhosa esse meu amigo disse que o texto mostrava uma  subserviência a Deus muito grande, dizendo que devemos ser mais nós mesmos. Bom, não preciso nem falar que fiquei super feliz com o comentário, para ele que o era uma crítica a mim, não poderia ser, sob o meu ponto de vista, um melhor elogio.

Ainda hoje ouvi de outro amigo que estava exagerado com relação às coisas de Deus, bom não preciso dizer também que fiquei extremamente feliz com o comentário, pois não existe exagero para as coisas de Deus. Falar e viver a religião em nossas vidas é algo maravilhoso que dá muita vontade de compartilhar.

Por fim, fique atento se os elogios forem do tipo –  gostei de ver como você tratou aquela menina pedulante no seu trabalho ou é isso mesmo, sua mulher não merece a satisfação ou fique tranquilo, você já faz muito pelo próximo não precisa ajudar essa pessoa ou a mais comum, fique tranquilo,  você não pode salvar o mundo. Isso pode ser coisa do inimigo tentando te doutrinar.

Um abraço a todos, que Deus e Nossa Senhora os abençoem,

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Críticas e Elogios

  1. Luiz Coelho disse:

    Quer um elogio ou uma crítica do seu texto ? –rs-

    Seu texto é no mínimo interessante. Não há dúvida alguma, como você mesmo comentou, da sua subserviência a Deus, ou melhor dizendo da vontade de Deus.

    O fato é : Qual é a vontade de Deus ? e mais…tomarmos a “nossa” maneira individual, a “nossa” forma peculiar, de realizarmos a vontade de Deus como única correta; é no mínimo, presunção e vaidade ( um dos sete pecados capitais ) de nossa parte.

    Somos todos filhos de Deus, mas cada indivíduo é um ser ímpar, assim como são todos os seres viventes na Terra. Não julguemos os outros para não sermos julgados ! Se você está bem consigo mesmo da maneira que louva ao Senhor; seja muito feliz e continue com toda essa chama interna, inflamando outros corações a seguir a Deus.

    Muitos podem achar estranho, exagerado, talvez até um fanatismo, mas se o Espírito Santo lhe tocou desta maneira vá em frente, e celebre com o mesmo amor com aquele irmão que louva em silêncio, no recanto e no íntimo do seu coração, pois quem sabe a maneira dele também não seja tão boa tanto a sua ?

    Críticas são válidas quando vêem acompanhadas de sugestões concretas e racionais de melhoria. O simples fato de menosprezar alguma atitude sem nada de bom para acrescentar, é digno de pessoas pouco esclarecidas e a nós, no mínimo, resta ajudá-las a entender a importância de elevar os outros, com nossas atitudes e orações e não desdenharmos.

    O mesmo se dá com os elogios, eles devem ser dados para quem os mereça. Os exemplos que você deu, no final do texto, são anti-exemplos de elogios, pois enaltecem condutas totalmente reprovatórias. Elogia-se coisas virtuosas que engrandecem o ser humano e critica-se condutas que afastam o homem de Deus.

    E lembre-se você pode SIM salvar o mundo, sabe como ? Fazendo a sua parte, cada dia uma nova ATITUDE boa e menos uma ruim. Deus pode tudo sozinho, mas resolveu contar conosco para ajudá-lo. Quer um elogio melhor que esse ?

    Abraço
    Luiz

    • Lutfe disse:

      Luiz, tenho que, mais uma vez, agradecer o nobre comentário. Fico feliz de compartilhar ideias que definitivamente precisam sempre de complementos. Foi assim quando você escreveu sobre o jejum e aprendi com aquelas palavras.

      Seu comentário é completo e me faz pensar o quanto vale a pena escrever, ouvir, refletir e aprender.

      Obrigado pelas palavras sinceras, neste caso, tanto fez se foi uma crítica ou um elogio.

      Até mais, Fique com Deus

      Lutfe

  2. Cristiane disse:

    olá Lufte,

    Diante do que as pessoas (e o mundo em geral) falam, é preciso muito discernimento. Santo Inácio falava em discernimento dos espíritos. Porque às vezes uma coisa que aparentemente é boa, pode não o ser, se ela me afastar de Deus – que é o que o inimigo quer. E ele é bem sutil às vezes.

    Que o Espírito Santos nos ajude, então, a discernir!

    abraço,
    Cristiane

  3. o tal colega de sala.. disse:

    é lutz… ta escrevendo cada vez melhor e sempre demonstrando a sua subserviência a vontade de Deus….

    respeito isso, mas mantenho a minha “critica”, suberviência demais nos prejudica o livre arbítrio, assunto sobre o qual sempre discutimos…

    é isso meu velho…

    grande abraço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s