PAPA VAI A PORTUGAL

Esta semana o Santo Padre, Papa Bento XVI, estará iniciando mais uma viagem, desta vez a Portugal. Desde Paulo VI os papas viram esta necessidade de “sair de  Roma”, para estar mais próximo ao seu rebanho. João Paulo II foi um verdadeiro “Papa-missionário”, visitando praticamente todo o planeta, levando a palavra de Cristo pessoalmente aos cinco continentes em mais de uma centena de viagens. Aglomerou multidões como nunca o mundo houvera visto, demonstrando que o povo anseia por Cristo, e que Deus é uma realidade viva no coração dos homens.

Bento XVI permanece no mesmo intuito, e já nos “acostumamos” agora as “viagens papais”. Há os que dizem até que “este papa deveria viajar mais….”, comparando-o com o seu antecessor. Talvez não estejam atentos, pela disposição demonstrada pelo pontífice, que ele fez 83 anos!

É um esforço enorme a este homem de Deus fazer viagens nesta idade, como já esteve na distante Austrália, no Brasil, e vários países da Europa. Contudo desta vez, não é só o cansaço físico que acompanha o homem, mas também todo o peso que a Igreja tem lhe colocado nos ombros. O papa não se fechou nas paredes do Vaticano, mas corajosamente foi a Malta e agora a Portugal, disposto a enfrentar aqueles que querem colocá-lo no calvário. Alguns o aguardam em Londres, para onde deve ir em breve, pedindo a sua “renúncia”!!

Este homem de 83 anos, que já houvera pedido a sua aposentadoria a João Paulo II, justificado pela idade do 75anos, obedecendo ao pedido de seu antecessor aguardou, e acabou assumindo a cátedra de Pedro ao 78 anos! Para quem tinha planos de tocar piano, e estudar Teologia e Filosofia, no declínio de uma vida de dedicação ao Senhor, demonstra a disposição de um homem maduro, forte, fazendo esquecer aos demais a sua idade, o seu merecido repouso.

Este é um exemplo de quem consciente de que estamos aqui para sermos “santos de altar” , não nega absolutamente nada a Cristo, entrega-se por amor até o fim. Sabe carregar a sua cruz.

Acompanhemos o papa a Portugal em nossas orações, e vamos pedir ao Senhor que o mantenha forte e fiel como cabeça da Igreja.

Até a semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PAPA VAI A PORTUGAL

  1. Lutfe disse:

    Valdir, li somente hoje seu post e rezarei pelo Papa mais intensamente. Mas outra coisa que me chamou atenção é o carinho com que você fala do Papa Bento XVI. Verdadeiro representante do Papa. Parabéns pelo texto. Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s