PÁSCOA E EVANGELIZAÇÃO DOS LEIGOS

Esta semana representantes das pastorais das igrejas que pertencem a Regional Sé se reuniram no sábado na Igreja do Calvário para iniciar os trabalhos regionais do 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo, por solicitação do Arcebispo D. Odilo Pedro Scherer.

Como já anunciado neste blog, o Congresso foi aberto em 25 de Janeiro e pretende se estender ao longo do ano com término em 21 de Novembro, com grande concentração no ginásio do Ibirapuera. O congresso cresce das bases das pastorais para o encontro junto ao centro da arquidiocese. Assim esta semana, que coincide com a Semana Santa, inicia-se os preparativos dos oito encontros, que ocorrem em todas as igrejas.

A idéia é que o maior número de fiéis possível possa se integrar nestas reuniões em pequenos grupos de oração e reflexão sobre o papel do leigo na sua santificação nas atividades de vida cotidiana, desde a família até o trabalho, passando pelo lazer, ambientes culturais e em todas as atividades dignas da participação de um cristão. Em todos os cantos deve ser levada mediante o testemunho vivo de esforço de santidade a mensagem do evangelho, como sal da terra e luz do mundo.

O que está claro neste Congresso é que cabe o leigo o seu papel de evangelizar, somando-se as atividades que eram deixadas na maior parte do tempo somente para os religiosos. A Igreja somos todos nós, e a santidade deve estar presente em todos os batizados no seu dia-a-dia.

Cabe a cada um procurar junto a sua paróquia o manual do congresso, engajar-se num grupo, e procurar participar ativamente. A Semana Santa é momento oportuno para isto, quando renovamos e vivemos as promessas do Batismo, no espírito de Ressurreição de Cristo.

Precisamos nós também ressuscitar a nossa fé que pode estar adormecida pelo sufocamento das inúmeras atividades e intercorrências que não deixam a semente crescer e frutificar. Mediante a ressurreição podemos voltar ao Pai como filhos pródigos e pedir o seu perdão para recomeçar. Possam aqueles que estão com seus talentos enterrados, desenterrá-los e fazê-los render para Deus.

Que Nossa Senhora que se manteve ao pé da Cruz do Senhor todo instante, possa ser exemplo de perseverança e esperança para cada um de nós, principalmente nas horas em que tudo parece estar terminado e derrotado. É nela e por ela que encontramos força para permanecermos ligados e fiéis a Cristo, conforme Ele mesmo nos confiou:

“ Mulher, eis o teu filho”. Depois disse ao discípulo: ” Eis a tua mãe.”  (Jo 19,26-28)

Boa Semana Santa a todos e feliz Páscoa.

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PÁSCOA E EVANGELIZAÇÃO DOS LEIGOS

  1. Lutfe disse:

    Dr. Valdir que texto lindo e preciso. Deu-me ânimo para continuar crescendo na fé e sempre voltar a Deus quando preciso for, em algum momento de opressão ou distanciamento. Obrigado pelas palavras. Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s