Trabalho voluntário

   Antes de começar nosso post de hoje, gostaria de comemorar com vocês a nossa mudança de endereço, que aconteceu semana passada. Ela ocorreu justamente no dia de comemoração do nosso post de n. 100, em pouco mais de 3 meses de atuação do site. Agora para chegar em “nossa casa”, vocês devem digitar   www.casadefamilia.org.br.  Obrigado a todos pelo apoio e audiência !!

Pois bem, vamos ao nosso post. Trabalho voluntário.

   Apesar do termo estar na moda, o trabalho voluntário é bem antigo. Olhe as recomendações da carta de São Tiago apóstolo:  “Religião pura e sem mancha diante do Deus e Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas dificuldades e guardar-se livre da corrupção do mundo“. Tiago 1,27

  Tenho visto ultimamente muitas pessoas correndo e poucas pessoas parando para ajudar os outros. A desculpa é sempre a mesma. “não tenho tempo…” Uma vez ouvi uma pior: “para que eu pudesse ter tempo para este tipo de trabalho, eu deveria receber por ele…“. Outro ainda pode dizer: “eu não ajudo ninguém pois eu já pago meus impostos e isso é uma responsabilidade do governo…“. Não tiro aqui as responsabilidades de cada entidade em nossa sociedade para que tenhamos um bom andamento da mesma. Não mesmo. Mas ajudar o próximo, tirando um pouco do seu tempo para doá-lo, sem dúvida nenhuma,  traz um benefício para a própria pessoa quem faz. Mais ainda do que aquela que recebe. A própria oração de S. Franscisco segue esta realidade.

  E trabalho volutário pode ser muitas coisas. Além do mais famoso e necessário trabalho de ajuda material aos mais necessitados, uma ajuda na sua paróquia pode ser de grande importância para a comunidade em que você está. Deixar de olhar tanto para sí e começar a olhar o outro é o melhor remédio contra o egoísmo e a falta de esperança no amanhã.

   Faço uma proposta. Tente… busque um tempo na sua “apertada agenda” e ajude alguém que necessite. Tenho certeza que você verá nosso mundo hoje, com olhos melhores.

boa semana a todos !!

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Trabalho voluntário

  1. VALDIR REGINATO disse:

    Marco

    Voluntário: um indivíduo ocupado que sempre arruma mais tempo para os outros.
    Paradoxalmente cresce para si aquele que se desenvolve no voluntariado aos demais.
    Diminui os seus problemas, aqueles que se ocupam em resolver os problemas dos necessitados.
    O voluntário nunca tem tempo sobrando, só tempo empregado.

    É bom observarmos que isto está de novo nos jovens!

    Valdir

  2. Pingback: Qual o seu diferencial ? « Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s