Trabalho e Quaresma

Ola amigos

Sei que este post está “meio atrasado”, já que estamos há pelo menos 10 dias na quaresma. Mas gostaria de partilhar alguns pontos em que podemos viver a quaresma no trabalho.

Todos sabem que na quarema sempre elegemos alguma coisa que gostamos de fazer e evitamos fazê-la por 40 dias, aproveitando estes momentos para rezar e oferecer este sacrifío a Deus. Sabemos também que esta é a oportunidade onde alguns também fazer o propósito de deixar de fazer coisas que estes sabem que o afastam de Deus.

É aqui que eu quero chegar. O ambiente de trabalho pode ser um lugar muito propricio para este segundo caso. Olhem alguns exemplos que devemos evitar sempre, mas principalmente neste momento de quaresma.

  • Momento do cafézinho: este pode ser um dos momentos mais nocivos para a vida cristã numa empresa. É no momento do cafézinho que “exercitamos” aqueles pequenos pecados que infelizmente muitos insistem em cultivar. São eles: falar mau dos colegas de trabalho, fazer calúnias sobre outros, entre tantos outros pecados da língua
  • Autoritarismo: Muitos utilizam sua posição na empresa para mostrar poder e status. Forçam os funcionários a trabalhar além do espediente normal somente para satisfazer esta necessidade.
  • Ganância: Pessoas que fazer qualquer coisa para subir na empresa, mesmo que isso venha a prejudicar seus colegas de trabalho.

 Muitos outros exemplos poderiam ser colocados aqui mas acho que a idéia já foi lançada. Que tal cada um de nós aproveitar esta quaresma e corrigir alguns pontos em nossa vida profissional ? Fica a proposta

boa semana a todos !!  

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Trabalho e Quaresma

  1. Valdir Reginato disse:

    Marco

    Já que lançou a idéia permita-me uma sugestão em relação ao trabalho, quaresma e família: esforçar-se para chegar mais cedo em casa, não esticando as reuniões, ou relatórios, ou “bate-papos” profissionais. Quero dizer: imagine que você tenha um relógio de ponto para chegar em casa assim como existe um para entrar no serviço, será que atrasaríamos sempre?

    Encarar a família como um “segundo” ou “terceiro” turno de trabalho, com relógio de ponto, seria uma “mortificação” pessoal que tenho certeza levaria a ajuda ao conjuge, aos filhos, sem que percebam que está fazendo isto por amor… a eles e por Cristo!

    Valdir

  2. Pingback: No sofá da sala para… preparar a Semana Santa!!! – I « Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s