2010: “O ANO DA ORAÇÃO”

Terminados os festejos de Natal e Ano Novo, retomamos, revigorados, os trabalhos na casa de família. Gostaria de começar 2010, comentando um tema tão importante e significativo na vida de todos os cristãos: a ORAÇÃO.

Recentemente o Cardeal dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, escreveu uma carta para os sacerdotes, publicada no Jornal “O SÃO PAULO” (20/12/2009 p. A6), em que fala da importância da oração que “ocupa necessariamente um lugar central, na vida do presbítero”. Segue o Cardeal numa maravilhosa narrativa sobre a importância da oração como alimento indispensável para que os pastores possam guiar os seus rebanhos. “Esvaecer-se a oração, debilita-se a fé e o ministério perde conteúdo e sentido”. Dom Claudio enfatiza com exemplos e atitudes concretas a maneira de como se deve levar a oração com importância fundamental para a vida sacerdotal.

Não somos “sacerdotes”, na grande maioria da família católica, mas sem dúvida as palavras do cardeal podem e devem chegar até nós com a mesma força com que ele o faz em direção aos sacerdotes. Afinal, não se pode ser cristão sem a vida de oração, como é repetido por todos aqueles que alcançaram a santidade dos altares, e por todos os outros que lutam por seguir este caminho. O cardeal insiste que “as ovelhas devem rezar pelo seu pastor!” Que belo propósito nestes dias que iniciam um novo ano colocar este tema tão importante: pedir por mais “empregados” para a messe que cresce, e por aqueles que já se consagraram a seguir este caminho vocacional do sacerdócio. Ainda em Dezembro, Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ordenou mais nove sacerdotes para nossa Arquidiocese.

Que 2010 possa ser o “Ano da Oração”. Parece repetitivo, mas não, deve ser colocado com nova devoção e conversão, que se faz a cada novo tempo de oração que se dedica, até que a oração acompanhe o nosso dia como o bater do coração, a cada instante na intimidade de nossa vida. Assim como fala dom Claudio nas suas palavras finais da carta, ainda olhando para o cenário do Natal: “Deus, no presépio, convida-nos a renovar para com Ele aquela intimidade de amigos e discípulos, a fim de reenviar-nos como seus anunciadores!” Este é o nosso desafio!

FELIZ ANO ANOVO a todos os nossos leitores e suas famílias, e que as bênçãos recebidas no Natal nos fortaleçam para os propósitos de 2010.

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s