Trabalho e Natal

Muitos temas podem ser abordados dentro do título acima, mas gostaria hoje de lembrar um que sempre me incomodou muito, desde minha formatura e posterior ingresso no mercado de trabalho.

Me lembro que quando criança/adolescente, o periodo de Natal e Ano Novo era mágico para mim (como acredito que era e é para todos nesta idade). Tinhamos a expectativa de todo um mês, nos preparando para o dia de Natal principalmente. O clima (as pessoas na rua mais preocupadas em sorrir do que brigar, que era o comum no restante do ano); a montagem do enfeites natalinos, musicas na televisão, radio, nas ruas; as compras (sim as compras); Os preparativos na paróquia para a missa de Natal (que era muito especial, eu dizia que era a mais bonita do ano…). Enfim, quando o Natal chegava, estava com o coração pronto para aquela festa, que terminaria somente no ano novo, com a festa do dia Mundial da Paz.

Bem, quando comecei a trabalhar, isso mudou um pouco. Dezembro era o mês “pela metade” como dizia meu gerente na época, então “temos que trabalhar dobrado pra compensar os dias parados”…. O que acontecia normalmente era que eu (e todos que trabalhavam comigo) trabalhavamos muito neste mês e quando viamos já era final do dia 23 de dezembro. Íamos pra casa com aquela sensação:

“Nossa… amanhã já é Natal !!!”

Eu ficava com a nítida impressão que algo estava errado… Quando eu não tinha que trabalhar no dia 24 (ou ficar de plantão todo o Natal), ia pra casa, tentando buscar aquele clima que era comum para mim neste período, mas somente lembrava da montanha de trabalho que eu havia feito nas últimas semanas… Quando chegava a missa de Natal, via que o dia estava ali e eu ainda não muito preparado.

Hoje estamos no dia 14 – há 10 dias do Natal – e podemos fazer algo para não sermos “pegos de surpresa” pela festa que se aproxima.  Além de aproveitar as missas do advento, que são a própria preparação para o Natal, podemos montar nestes 10 dias nossa preparação pessoal para o Natal e buscar, mesmo tendo que “trabalhar dobrado” o clima de alegria e esperança que o Nascimento do Menino Deus – Jesus – tem a nos oferecer:

  • A Cris nos ofereceu as meditações de Natal, que podem ser feitas ao longo destes dias e nos farão refletir e nos preparar para a festa;
  • Exerça a generosidade Cristã o mais rápido possível. São Fransciso no diz que “há mais felicidade em dar do que receber…“;
  • Reze por aqueles que lhe magoaram  (incluindo o chefe do trabalho dobrado, he he he) !! Rezar por estes, irá levá-lo a uma experiência de amor e esperança que o Natal pede. Irá preparar seu coração para receber com alegria Aquele que Vem. Sem mágoas e sentimentos pesados.
  • Peça perdão… Saber pedir perdão é algo sublime, que vem de um coração cheio de Deus !! Perdoar ou pedir perdão é comum nesta época, mas geralmente é feito no dia de Natal, num momento mais emotivo…. Não espere tanto. Faça isso hoje, agora, não deixe pra depois !! Buscando essa humildade hoje por decisão, a realidade do Natal chegará bem mais cedo em seu coração !!

Com estes pequenos atos, não importa sua realidade, tenho certeza que o Natal não chegará de repente, e estaremos, bem antes, celebrando este grande dia em nossos corações !! Nos vemos semana que vem mas, Feliz Natal hoje !!

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Trabalho e Natal

  1. Lutfe disse:

    Texto maravilhoso, muito legal para poder se “localizar” nesta correria de final de ano…

    Abraços a todos,

    Lutfe

  2. Ana Maranatha disse:

    Deus te abençoe, vc e sua casa …
    Creio q estaremos juntos, ao menos de coração e pela Eucaristia neste Natal!
    Ana

  3. Juninho disse:

    Muito boa matéria ! Realmente temos que parar a correria do dia-a-dia e cuidar tb mais do nosso lado espiritual que é o mais importante… o resto tudo passa !!

    Forte abraço,
    Juninho

  4. Glaucia disse:

    Muito bom!
    Gostei das sugestões concretas para viver de verdade o Espírito de Natal
    Um grande abraço a essa linda família e desejo de um Santo Natal e Ano novo cheio da verdadeira alegria
    Glaucia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s