Cultivando a alegria no lar

“A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade; a alegria do homem torna mais longa a sua vida” (Eclo 30,23).

Devemos nos esforçar para que a alegria seja cultivada nas práticas cotidianas de nossa vida em família. Sabemos que em meio às lutas de cada um, em função dos compromissos já assumidos em cada fase da vida, isso não seja muito fácil. Mas é preciso não desanimar e irmos lutando sempre por dias melhores. O estresse da vida moderna, os problemas da vida profissional, os momentos de dificuldades no lar, sejam eles de ordem financeira, emocional, de saúde, não podem fazer desaparecer o clima de alegria e bem-estar no lar. Os filhos devem sentir gosto por estar em casa e não aversão da mesma. Às vezes os filhos permanecem mais tempo na presença dos amigos ou em outros ambientes que na própria casa. Criam certas atitudes que caracterizam até mesmo uma fuga do ambiente do lar, por não suportarem a tensão constante que aí reina. Os excessos de zelo com a imposição de regras para bem educar, também não podem sobrepor o clima da convivência agradável entre todos os membros da família.

São de suma importância, portanto, as práticas que promovam momentos de alegria no lar; elas oxigenam a convivência e nos ajudam a não nos centrarmos nos problemas. Sempre teremos problemas e situações que nos preocupem, mas não podemos permitir que eles dominem o ambiente da casa. Práticas simples como assistir um bom filme juntos, um jogo de estratégias na mesa, um jantar na pizzaria, parecem naturais, mas muitas vezes os perdemos em função de outros compromissos. Os filhos pequenos gostam muito de assistir um filme junto com os pais; parece que a emoção é outra, o que de fato é.

Há poucos dias atrás, nossa filha mais nova nos surpreendeu tomando alguns álbuns de fotografias da família para rever. Fotos dos filhos quando bebês, de momentos importantes como a de seus batizados, dos primeiros passos, de aniversários, de viagens de férias, entre outras, nos fizeram parar o que estávamos fazendo para curtimos juntos aquele momento maravilhoso entre todos os cinco membros de nossa família. Apreciamos detalhes de cada um, rimos das poses engraçadas, de modo que todos se sentiram muito amados naquele momento. A filha caçula que havia tomado os álbuns, chegou a dormir abraçada com a roupa que usou para sair da maternidade, que estava guardada como recordação numa de suas bonecas. Ela nasceu prematura, e quando pôde ir pra casa, ainda era menor que a boneca na qual estava a roupa.  Chegou a declarar que, se houvesse máquina do tempo, gostaria de voltar e viver de novo cada etapa da sua primeira infância.

Que momentos simples como estes possam alegrar nossos corações, fazendo-nos crescer em santidade e prolongando os dias de nossas vidas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cultivando a alegria no lar

  1. Valdir Reginato disse:

    Heraldo

    Penso que reunindo estes seus comentários você deveria começar a pensar a escrever algo maior como um livro do cotidianio em família. è uma proposta para 2010. Vá em frente

    Valdir

    • heraldoduarte disse:

      Caro Valdir, Obrigado pela ateno e incentivo. Em meio correria profissional, no tem sido fcil escrever. Mas a graa de Deus vem em nosso auxlio e vamos caminhando sempre pra frente, nos animando uns aos outros. Tenho lido os artigos de vocs, bem como os vdeos disponibilizados no blog. Tem sido uma bnao. Desculpe-me por nem comentar os artigos, mas tenho atravessado uma fase de transio profissional em minha vida que logo me ajustarei. Assumi em setembro uma funo gerencial na empresa que trabalho (CESP) e isso tem me solicitado bastante. bno de um lado, mas muita responsabilidade de outro. Sei que logo tudo vai se encaixar e voltarei a um ritmo mais normal. Enfim, deixando de tantas justificativas, obrigado mais uma vez pelo incentivo! Abs. Heraldo

  2. Marco disse:

    Oi Heraldo

    Lindo testemunho !! Forca amigo… vamos em frente !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s