Trazendo trabalho pra casa

Ola

Aproveito este feriadão para escrever sobre algo que deve aflingir muitas famílias ultimamente. O famoso “trazer trabalho pra casa”. Esta é aquela situação complicada onde o marido (ou a esposa) não está trabalhando efetivamente mas, também não está de folga, descansando.  Está fisicamente em casa mas mentalmente no trabalho. Para tanto quer reproduzir o ambiente do trabalho no seu lar: não tem tempo pra sair ou brincar com os filhos ou, se eles ainda não chegaram, passar um bom e tranquilo fim de semana com a esposa, assistindo um filme ou saindo pra jantar.

Fiquei pensando um pouco sobre este assunto e cheguei a seguinte conclusão. Esta prática não agrada ninguém !! Mas alguém pode até me dizer “lógico que não, você acha que tem alguém que gosta de trabalhar no fim de semana…” eu responderia: “olha que eu conheço alguns…”. Brincadeiras a parte, quem pensou isso tem razão. Mas voltando em agradar… O marido (ou esposa) que trouxe o trabalho não fica bem pois não consegue trabalhar direito e vê todos descontentes a sua volta. Os demais ficam tão descontentes quanto pois tem a familia reunida mas sem poder fazer nada juntos… . Nem quem pediu o relatório fica contente pois sempre o quem requisita pede mudanças na Segunda (eu pelo menos nunca vi um relatório de fim de semana ser aceito de primeira).

Então o que fazer então?

Não quero ter a ousadia de dizer que dá pra fechar aqui uma solução para caso. A universalidade da solução é tão grande quanto a universalidade do problema mas, podemos conversar um pouco sobre isso.

Basicamente vejo que o trabalho vem pra casa por 03 motivos principais:

  1. Trabalho passado a um tempo atrás que foi ficando… foi ficando… a data estourou e agora não tem mais tempo;
  2. Alguém lhe passou o trabalho de última hora, tipo na sexta-feira (muitas vezes devido ao item 1) e disse que era para Segunda;
  3. O marido (ou esposa) está sobrecarregado pois esta acumulando mais de uma função e não consegue dar conta de todas as tarefas nas 8 horas diárias.

Para o primeiro caso, cuidado!  Este dava pra antever e curtir o feriado com a familia. Para os outros 2, uma esticadinha na própria sexta mais uma negociação para entrega na “Segunda logo depois do almoço”, podem salvar o fim de semana. Eu sei que é desgastante fazer isso e ninguem quer ver o chefe/gerente torcendo o nariz nesta hora…. mas será que a familía não vale o risco ?

Bom feriado a todos !!

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Trazendo trabalho pra casa

  1. Diego Augusto disse:

    E aí Marco!!

    Parabéns pelo blog!

    Direto de Brasília, lendo os posts a cada dia. 🙂

  2. Diego Augusto disse:

    E aí, Marco!?

    Parabéns pelo blog! Sigam com Deus nesse trabalho.

    Direto de Brasília, lendo os posts de cada dia.

  3. Valdir Reginato disse:

    Marco

    Para constar. Eu me recordo de um paciente que disse que o fim de semana era terrível para ele! Porque não sabia o que fazer com os filhos. Estava estafado e recomendei umas férias para as suas queixas antes de mais nada, e que levasse a sua filha com quem recordava ter passado férias quando de criança e agora ela estava com “quase quinze” anos (ele acreditava). Ao voltar falou-me estupefato: “Doutro, eu não sabia que já tinha uma moça dentro da minha casa!!”
    Talvez ele pudesse ter observado o crescimento, se não levasse tanto trabalho para casa!

    Abraço

    Valdir Reginato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s