O trabalho do presépio

Meus caros, bom dia!

Estamos no Advento e tudo se reveste de Natal. Precisamos mergulhar cada vez mais neste mistério que invade o coração humano em sentir a realidade de Deus feito homem na pessoa do Menino Jesus.

A tradição, associada a S. Francisco de Assis, nos pede que se faça o presépio em casa. Fazer o presépio pode ser desde a colocação das três imagens de Maria, José e o Menino, até uma centena de imagens, onde pastores, ovelhas, e galinhas, com Magos tomam conta de um grande espaço. As imagens podem ser clássicas, coloridas ou com grande criatividade, utilizando materiais diversos… Podem ser estáticos ou animados, com música ou silenciosos, com muita luz ou sem brilho,…Feitos na gruta ou no curral,…

No entanto, o importante é o presépio que vamos construindo em nossos corações. É do esforço que fazemos no trabalho cotidiano que vamos preparando o local do presépio que vai receber Jesus.  A cada dia de trabalho realizado com o sentido de santificação, vamos promovendo o cenário que acolherá a Sagrada Família. Este trabalho é o presente que oferecemos a Jesus, que Se oferece como presente a cada um de nós e a toda a humanidade.

Ajuda-nos fazer o presépio em casa. Num local bem visível. E diante dele passarmos um tempo em conversa com o Senhor. Preparar o Natal, sem tantas preocupações de compras, que fazem parte, mas não podem superar a celebração. Preparar a ceia de Natal, que é fruto da alegria da comemoração, mas não pode omitir a oração diante do Menino.

Que já nesta segunda semana do Advento, quando acendemos a segunda vela, possamos aquecer cada vez mais os nossos corações neste clima de Natal!

Boa semana!

Valdir

About these ads

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s