Abençoar seus filhos

A prática de abençoar os filhos vem sendo deixada de lado por muitos pais, achando-a ultrapassada ou até mesmo desnecessária para a vida dos filhos. Pelo Sacramento do Matrimônio, Deus está presente na vida do casal e é Ele mesmo quem abençoa os filhos quando os pais exercem essa prática na vida familiar. São muitas as adversidades do cotidiano de cada um dos filhos, seja no próprio lar, na vida de escola, no lazer entre os amigos ou mesmo no trabalho quando mais adultos. De quantas delas eles seriam livres ou as enfrentariam com a devida serenidade que vem da graça de Deus, através das bênçãos de seus pais? Urge que sejam recuperados os hábitos salutares de se abençoar os filhos ao enviá-los para suas atividades pela manhã e também quando forem se recolher à noite. Traçar-lhes o sinal da cruz sobre a testa e proferir-lhes palavras de bênçãos é uma prática simples e de valor incomensurável para suas vidas. Isto não é ultrapassado e nem vergonhoso de se viver. Antes, são sementes de uma vida de fé que brotarão no coração e na alma deles e que, por sua vez, serão transmitidas aos seus descendentes.

Heraldo

 

(clássico republicado de 28/10/2009)

About these ads
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Abençoar seus filhos

  1. Luiz Coelho disse:

    Bom dia….

    Acho de extrema importância a benção dos pais para com seus filhos, mas me pergunto se essa benção necessita de algum tipo de rito ou gesto pré-determinado para ter a sua plena eficiência?

    Quando beijo meu filho, quando o abraço, quando olho em seus olhos e digo palavras de amor e carinho; ou simplesmente quando não estou perto, e apenas penso nele e em seu bem estar ; sinto tangivelmente a plenitude da graça de Deus tocá-lo !

    Mas em momento algum faço qualquer comentário contrário a hábitos já utilizados e usados com regularidade por diversas pessoas; apenas entendo que até um simples ato cotidiano pode ser considerado tão “sagrado” que não justificaria a utilização de outros para corroborar a presença de Deus, mas respeito de todo coração quem o faz!

    Ps. Que a Benção de Deus esteja presente na vida de todos !

    Abraço

  2. Valdir disse:

    Caro Heraldo

    Permita-me contar um particular familiar. Desde os primeiros anos de vida, tivemos, minha esposa e eu, o hábito de benzer com a água benta as crianças na hora de deitar, precedido de uma breve oração.

    Seguidos anos, fizeram com que certa noite, em que me deitei mais cedo por não estar bem, surpreendo-me em ver minha filha entrar no quarto com água benta e fazer sobre minha testa o memo gesto que por tanto tempo realizei.

    Senti-me muito agradecido em perceber a eficácia do exemplo, a graça de Deus, e a vida de piedade que se iniciava.

    Abraços

    Valdir

  3. Joao Carlos disse:

    Bom dia a todos

    Também acho de extrema importância ser abençoado pelos meus pais até hoje e realizo o mesmo com meus filhos. Todas as noites antes de deitar eu e minha esposa abençoamos nossos pequenos fazendo o sinal a cruz em suas testas e depois uma pequena oração. Acredito que esta prática não é ultrapassada e como sabiamente diz o Heraldo “é uma prática simples e de valor incomensurável para suas vidas”.

    Abraços

    Juninho e Érica

  4. Lutfe disse:

    Heraldo, também abençoo o meu filho e antes de sair de casa sempre peço que ele fique com Deus!!! é muito lindo ser cristão e pensar em dar aos nossos filhos algo além do nossos limites que é o amor de Deus!!!

    Abraços e obrigado pelo texto,

    Lutfe

  5. Cristiane disse:

    Costumo abençoar meus filhos à noite, antes de dormirem, mas vou passar a abençoá-los de manhã também. Obrigada por lembrar-nos da importância da bênção…
    Até me fez lembrar uma música que cantávamos no grupo de oração:
    “Tenho minhas mãos cheias de ricas bênçãos.
    Querido irmão, estas são para ti.
    Vem ao meu lado, quero te olhar,
    querido irmão, te abençoar…”

  6. Rosicléia e Julio disse:

    Que voltemos a abençoar nossos pequenos…pois são nos pequenos gestos que Deus se faz presente!! e certamente nos agradecerão por essa prática “salutar” (como disse o Heraldo)!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s