Cinedebate – filme: Adorável Professor – Stephen Herek

Olá a todos, bem vindos a mais um “No sofá da sala”!!!

Que tal remexer um pouco o baú…?

ADORÁVEL PROFESSOR

Trailer com legenda em inglês (clicar em CC e colocar Português para tradução):

Fonte: SHVOONG adaptado

Adorável Professor é um filme que mostra a história de um músico profissional que por necessidades financeiras aceita lecionar para estudantes de uma escola pública dos Estados Unidos da América.

Ele é casado e reside em um apartamento. O professor não se sente bem dando aulas e quer dar aulas particulares para que possa ter tempo para compor, que é o seu grande sonho e, ainda, juntar dinheiro para fazer uma poupança que possa manter sua família enquanto compõe.
Seus planos começam a cair quando o professor entra em conflito com os alunos e, ao mesmo tempo sua mulher revela que está grávida. Diante de tal situação, Mr. Holland percebe que vai ter que trabalhar mais do que havia planejado, aproximadamente dois anos. Em face da adequação ao trabalho e do fator tempo que terá de dispor aos seus alunos, ele antevê a dificuldade para a sua produção musical. Além do fato de ter que cuidar do seu filho.

Mesmo assim o protagonista começa e se interessar pelas aulas que dá aos alunos e ao mesmo tempo em que investe afetivamente na sua relação com o filho que acabara de nascer. Descobre que seu filho só tem 10% da audição. Sua relação com o mesmo fica deteriorada e ele se volta
completamente para o Magistério. Dando aulas de maneira intensa e trabalhando de forma excelente com os alunos.

O filme retrata também o início da educação do seu filho, o esforço de sua esposa para auxilia-lo com muito amor. Retrata as implicações da guerra do Vietnã e de outros acontecimentos históricos na vida do casal, do seu filho e da escola em que estudava. Ocorre ainda a mudança da Diretora que o havia contratado e a sua substituição pelo diretor adjunto.


Várias mudanças ocorreram: o pai reata relações de carinho e compreensão com o filho. A escola muda sensivelmente no decorrer do filme com a influência de causas históricas e por influência dos professores inclusive a do personagem central.

A disciplina de música que era relegada a segundo plano pelos alunos da escola passou a ser vista com bons olhos pelos mesmos devido ás aulas do personagem central.  O filme termina com o personagem central sendo despedido devido a contenção de gastos iniciada pelo conselho de educação da região em que ele vivia, mas ao sair recebe uma bela homenagem.

O filme Adorável Professor pode ser analisado de diversos ângulos, podendo ser relacionado facilmente com a “vida real”. Na verdade a “vida real” é algo muito além do simples viver. A lição pode ser resumida na frase do filme: “A vida é o que te acontece enquantoestás ocupado fazendo planos”.


Link  no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0113862/

Vocês devem estar se perguntando por que o texto está em Verde e Azul…? É para torcer para o Brasil… se eu fosse colocar em Verde-Amarelo, ficaria assim: BRASIL! Não daria para ler… Bom jogo a todos e VAI BRASIL!!!

About these ads

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cinedebate – filme: Adorável Professor – Stephen Herek

  1. faissal yunes jr disse:

    Eu assisti a este filme várias vezes. realmente é muito bonito! vale pena.

  2. Maria da silva disse:

    aff!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s